________

Realizou-se no passado domingo, dia 07 de Fevereiro, nos Alvados, a caminhada do Vale da Fórnea, com um percurso de 11Km de extensão, aproximadamente. Atravessou-se formações vegetais nativas da região, antigos olivais, até se entrar num vale que culminou no lugar da Fórnea, uma construção geológica única no país.
Um magnífico anfiteatro natural com cerca de 500 metros de diâmetro e 250 metros de altura, e de onde surge, a meio da encosta, e após percurso subterrâneo, a ribeira homónima.
A Fórnea é uma espécie de cratera aberta na serra, mais concretamente no Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros.
O percurso escolhido revelou um grau de dificuldade superior ao esperado, mas foi superado por todos, nem que fosse ao colo de alguém... Gonçalves e Noronha teve de dar colo à nossa caminheira especial, Laura e as suas botas…
O caminho até à Fórnea foi pacífico e tranquilo, as primeiras dificuldades começaram quando nos deparámos com o caminho para a "Cova da Velha". A dificuldade do que nos esperava, nem todos acreditavam que o trilho era subir aqueles 250 metros com uma inclinação de pelo menos 40 graus... Verdade seja dita que não foi propriamente fácil, mas com mais ou menos dificuldade todos conseguimos subir e apreciar aquela magnífica vista sobre a Fórnea!
Depois de estrondosa subida, aproveitamos para um reforço alimentar sentido uma agradável brisa sob um sol ameno. Belo domingo este...
O estado de espírito de todos os participantes era elevado e alguns tinham superado todas as expectativas, apesar do cansaço, a boa disposição e a satisfação era generalizada.
[António Jeremias]
CCCS

Álbum:

Subida do Vale da Fórnea

07 de Fevereiro de 2010

Pressione a tecla F11 para aumentar a área de visionamento do seu Browser e ver as fotos no seu tamanho original.

Clique numa miniatura, o fundo escurece e a imagem aparece . Clique no topo direito ou esquerdo para passar para a imagem seguinte ou anterior. Clique "Play" para iniciar o "slideshow", "Pause" para parar. Feche a janela clicando no botão "Close" a qualquer momento caso queira ver outra miniatura.

thumbnail thumbnail thumbnail thumbnail thumbnail thumbnail thumbnail thumbnail thumbnail thumbnail thumbnail thumbnail thumbnail thumbnail thumbnail thumbnail thumbnail thumbnail thumbnail thumbnail thumbnail thumbnail thumbnail thumbnail thumbnail thumbnail thumbnail thumbnail thumbnail thumbnail thumbnail thumbnail thumbnail thumbnail thumbnail thumbnail

 

 

top