Álbum:

Coro do Círculo Cultural Scalabitano na Galiza

17 e 19 de Julho 2009
Fotos do grupo abaixo da crónica da viagem.

Crónica da viagem.

O Coro do Círculo Cultural Scalabitano viajou até à Galiza entre os dias 17 e 19 de Julho, a convite do Coral Xuntanza de Covelo (Pontevedra). Esta iniciativa que contou com a participação de mais dois coros galegos, teve como finalidades principais proporcionar o intercâmbio cultural, a difusão, a integração, o incentivo, o desenvolvimento e o fortalecimento de laços entre grupos corais nacionais/internacionais e o público.
A recepção ao Coro do CCS foi feita pelos responsáveis directivos do Coral Xuntanza e pelo seu director artístico, o maestro Julío Dominguez. Ao longo dos três dias de estadia na Galiza, foi possível conhecer um pouco mais sobre a cultura e gastronomia da região e encantar os “locais” com as nossas vozes, como foi visível no próprio dia da chegada, com uma pequena apresentação/degustação num café de Mondariz.
Como nem só de música vive um corista, visitámos alguns locais nessa região, como a cidade de Tui e a sua catedral (belo exemplar da arquitectura religiosa românica e gótica) onde, aliás, conseguimos cantar ("off the record") duas peças. A visita deste local foi acompanhada/guiada pelo nosso cicerone, o maestro Julío Dominguez. Situada na margem direita do rio Minho, a cidade de Tui é a principal fronteira entre a Galiza e o norte de Portugal.
A próxima paragem foi o Monte de Santa Tegra e o seu povoado fortificado pertencente à cultura castreja (século I a.C.), situado num local privilegiado na foz do rio Minho. Como foi visível no rosto dos escalabitanos, o monte tem ladeiras "muito pronunciadas", com um domínio visual do contorno que fez dele, provavelmente, um lugar estratégico destacado para a implantação desse povoado. Após a visita ao local, traçámos novo azimute em direcção à cidade marítima de Baiona, onde fomos almoçar (quase jantar!!).
No dia 18 realizámos o nosso primeiro concerto, em Covelo. Foram cerca de 90 minutos de uma intensa viagem musical por vários estilos, épocas e autores, a capella ou com acompanhamento das nossas pianistas Maria Rodrigues e Inês Gomes. Depois de encantarmos a comunidade local, verificámos que esta nos tinha preparado uma surpresa "by night". Tratava-se de um convívio na casa de um dos elementos do Coral Xuntanza que, por coincidência, ou NÃO!!!, localizava-se num local ermo … bem, creio que ermo não é a palavra mais adequada: trata-se de um local que qualquer satélite tem dificuldade em encontrar!!! Ainda por cima, o autocarro teve que ficar a meio caminho, o que nos levou a fazer uma caminhada à luz … das estrelas!! Mas acreditem, o céu estrelado visto da Galiza é magnífico!! Todavia, o melhor da Festa estava para vir: nuestros hermanos tiveram a atenção e amabilidade de prepararem um bailarico com música portuguesa!!! De José Cid a Mónica Sintra, passando por Quim Barreiros, o limite daquele vocalista parecia ser o céu! Pelo meio, fomos maravilhados com a recriação de um ritual galego: a queimada!! Magnífico! Após bebermos dois alguidares de aguardente em chamas, lá continuou a farra, desta vez num nível muito mais acelerado (recordo-vos os dois alguidares …!). Como qualquer corista que se preze, a hora de chegada ao hotel foi efectuada por volta das 3 da manhã, se bem que alguns há que ainda hoje se perguntam como é que foram parar ao quarto!! No último dia, uma volta à feira local pela manhã (aqueles que não se lembram como foram parar ao quarto, ainda continuavam a dormir!), almoço no hotel e esperava-nos o XIV Festival de Verão de Covelo. À hora do espectáculo estava tudo recomposto, incluindo aqueles que não se lembram de ter ido parar ao quarto na noite anterior, ou aqueles que foram dormir para a banheira, vítimas dos “roncos” alheios. O Festival de Coros correu muito bem, sendo o Coro do CCS ovacionado de pé. No final deste Festival, qual seria o destino: mais um convívio!! Desta vez mais moderado, sem que, no entanto, deixasse de haver uma grande festa. Depois das despedidas o regresso a Santarém, esperando já uma nova aventura!

Pressione a tecla F11 para aumentar a área de visionamento do seu Browser e ver as fotos no seu tamanho original.

Clique numa miniatura, o fundo escurece e a imagem aparece . Clique no topo direito ou esquerdo para passar para a imagem seguinte ou anterior. Clique "Play" para iniciar o "slideshow", "Pause" para parar. Feche a janela clicando no botão "Close" a qualquer momento caso queira ver outra miniatura.

thumbnail thumbnail thumbnail thumbnail thumbnail thumbnail thumbnail thumbnail thumbnail thumbnail thumbnail thumbnail thumbnail thumbnail thumbnail thumbnail thumbnail thumbnail thumbnail thumbnail thumbnail thumbnail thumbnail thumbnail thumbnail thumbnail thumbnail

 

 

top