Notícias 2009

< Ver Arquivo 2011 > < Ver Arquivo 2010 > < Ver Arquivo 2008 >
< Ver Arquivo 2007 > < Ver Arquivo 2006 >

Janeiro | Março | Abril | Maio | Junho | Julho | Setembro | Outubro | Novembro | Dezembro

 

¬ Dezembro

Homenagens

19 Dezembro 16h00 no C.C.S

João Gomes Moreira, Dilma Melo Nazareth Barbosa e José António Narciso Ramos
Clique para ver maior
Dilma Melo Nazareth Barbosa, João Gomes Moreira e José António Narciso Ramos vão ser homenageados, dia 19 de Dezembro, pelas 16h00, no âmbito das Comemorações do 55.º Aniversário do Círculo Cultural Scalabitano (CCS) Dilma Nazareth Barbosa, cuja voz se "funde com a sonoridade da Orquestra Típica Scalabitana quase desde a sua fundação", é "um símbolo e um valor indiscutível da cultura popular do Ribatejo", nas palavras da Direcção do CCS.
João Moreira, membro integrante do Orfeão Scalabitano, fez parte do grupo de fundadores da Orquestra Típica, tem o seu nome ligado à origem da célebre “Marcha Ribatejana”, original de António Gavino, passou pela Secção de Teatro, pertenceu aos corpos sociais do Círculo e é uma figura que, em Santarém, dispensa apresentações.
José Ramos, com um longo historial ligado à actividade teatral, integrou o grupo de Teatro Ribalta e foi um dos fundadores do Veto Teatro Oficina, em 1969, com a presença contínua na sua direcção artística. Pertenceu aos corpos sociais do CCS e é um nome reconhecido da expressão dramática no nosso país.
[in Correio do Ribatejo 12/12/2009]

Comemorações do 55.º Aniversário do CCS

Intervenção do Presidente da Direcção proferida a 19/12/09

Quinquagésimo quinto aniversário do CCS, que celebra mais um ano de intensa actividade cultural. Com a prática de uma "cultura viva", assente numa actuação artística transversal, didáctica, ousada e eficaz na transformação dos hábitos culturais, o CCS tem vindo a influenciar a dinâmica cultural do nosso concelho e da nossa região. O projecto cultural do CCS, aprovado neste ano de 2009, tem presente o facto de que a cultura não é apenas um conjunto de expressões artísticas, mas todo o património material e simbólico das sociedades, dos grupos sociais e dos indivíduos; tem presente que a sociedade, grupo social e indivíduo têm um património cultural singular e que esse património reflecte um sistema de valores e um modo de pensar, fazer e sentir próprio, a partir do qual se dá a sua identidade e; tem presente uma visão de cultura para as pessoas e a de uma cultura das pessoas. [Leia mais aqui.]

“Esplendor de Natal”

Concerto de Natal 16 Dezembro

Cartaz
Clique para ver maior
Os Coros Infantil e Adulto do Círculo Cultural Scalabitano (CCS) celebram a quadra natalícia no próximo dia 16 de Dezembro, 4ª feira, pelas 21h30, através do espectáculo “Esplendor de Natal” . Ao público presente será apresentado um programa de enorme contraste expressivo e emocional, de diferentes autores clássicos e contemporâneos, a cappela e com acompanhamento instrumental. A novidade deste concerto centra-se, sobretudo, na apresentação oficial à comunidade do Coro Infantil do CCS. Este novo membro do CCS que "agora nasce" vai, certamente, abrir os horizontes do mundo da música a todas as crianças. Através da educação musical e do canto, os membros do coro treinam a disciplina, as competências musicais e interpessoais. Os seus membros desempenharão o papel de jovens embaixadores da Música junto das suas comunidades. .

4ª Caminhada da Serra de Santo António

Crónica

A Freguesia da Serra de Santo António acolheu mais de setenta caminheiros, na quarta caminhada da temporada 2009/2010 do projecto Caminhadas pelo Concelho de Alcanena e que se realizou no passado domingo, dia 13 de Dezembro, última caminhada de 2009.

Leia mais aqui »
As fotos aqui »

GALA VETO 40 anos

12 de Dezembro no T.S.B.

Veto Gala dos 40 anos Dia 12 de Dezembro no TSB realiza-se a Gala dos 40 anos do Veto Teatro Oficina onde será prestada homenagem aos elementos mais antigos recordando momentos vividos numa Gala intíma, mas aberta ao convívio e à partilha entre todos os Vetianos.

S.A.S.

Demonstração

CCCS A Sala d'Armas de Santarém vai realizar nos dias 5 e 6 de Dezembro entre as 10h30 e 17h00, na abertura do novo espaço da Decathlon em Santarém, uma demonstração de esgrima na sua vertente desportiva.

top

¬ Novembro

Tango Argentino - II Workshop

Inauguração da Escola 28 Novembro - 15h00 às 18h00

Cartaz
Clique para ver maior
A "dança da comunicação" volta ao Ribatejo (e desta vez é para ficar)!
Depois do sucesso que foi o primeiro Workshop, o Tango regressa a Santarém no próximo dia 28 de Novembro, sábado, com novo Workshop entre as 15h00 e as 18h00 no CCS.
Não só regressa como se instala: Este Workshop vai celebrar o arranque oficial da Escola de Tango Argentino do Círculo Cultural Scalabitano!
Para mais informações contacte-nos. Veja aqui as fotos do primeiro workshop.

Programa:

  • Apresentação Oficial da Escola
  • Aula Aberta
  • Demonstração de pares
  • Milonga Experimental

Recomendações:

  • Roupa descontraída e desportiva
  • Calçado sem sola de borracha (devem permitir deslizar)
  • (para as senhoras/meninas) sapatos "de bico" são desaconselhados.
  • (para os senhores/rapazes) deixem a vergonha em casa ... ;)

Professores/Entusiastas

  • Vasco Serranho
  • Teresa Pereira
  • Kimberley Ribeiro

2º Passeio Pedestre do Coro do C.C.S.

22 Novembro

Cartaz
Clique para ver maior
O Coro do C.C.S. realiza no próximo dia 22 de Novembro o seu segundo Passeio Pedestre. A concentração está prevista para as 9h30 na estação de serviço da Repsol no alto Vale.
As inscrições efectuam-se na sede do Círculo Cultural Scalabitano até ao dia 20 de Novembro entre as 14h00 e as 19h00.
Para mais informações contacte-nos.

2º Passeio Pedestre do Coro

Crónica

Realizou-se no passado dia 22 de Novembro o 2º Passeio Pedestre do Coro, tendo os caminheiros do CCS também associado a este evento. O Passeio teve lugar no Alto do Vale, percurso com traçado ao longo de paisagens maravilhosas em que o verde e a arborização foram um dos aspectos mais ricos do passeio. O ponto de encontro teve lugar junto a estação de serviço da Repsol no Alto do Vale, com início às 10h10, para um percurso de 8,7 km e com grau de dificuldade de nível médio baixo.
A boa disposição, convívio e a simpatia esteve sempre presente em todos os participantes. No final houve um agradável almoço, com grelhada mista não faltando a bela pinga do produtor e os doces caseiros.

[António Jeremias]
As fotos aqui »

Coro do CCS na RTP

Dia 19 Novembro

o Coro do CCS foi convidado para estar presente no “Programa das Festas” da RTP, a realizar no próximo Sábado, 19 de Dezembro, entre as 15h00 e as 19h00, em directo de Óbidos.
Veja aqui o vídeo no youtube

top

¬ Outubro

Coro do C.C.S.

Na RTP 1, 31 Out

coro
Clique para ver maior
O Coro do Círculo Cultural Scalabitano foi convidado a participar no “Programa das Festas” da RTP1 a realizar no próximo Sábado, dia 31 de Outubro de 2009, entre as 15h00 e as 19h00, em directo a partir do 29.º Festival Nacional de Gastronomia em Santarém.

Crónica - “Potes Mouros”

Caminheiros do C.C.S.

CCCS
Clique para ver maior
Com início por volta das 10h15m do dia 25 de Outubro, no Centro Cooperativo de Terra-Chã, em Chãos, iniciou-se o percurso pedestre “Potes Mouros” situou-se no sector sul da Serra dos Candeeiros, começando por percorrer a sua vertente oriental, onde se observaram as diversas formações litológicas do Jurássico superior. Subiu-se a serra, constituída por calcários do Jurássico médio; aí, percorreu-se um trajecto no dorso da serra, de onde é possível vislumbrar a Plataforma Litoral que se estende até ao mar. O percurso terminou com a descida para o flanco oriental da serra, em direcção a povoação de Alcobertas.
Leia mais aqui »
A próxima caminhada terá lugar a 15 de Novembro, na freguesia de Espinheiro, estando a concentração marcada para as 10:00h, no Parque Rio dos Cantos.
Veja na Galeria de Imagens algumas fotos deste passeio pedreste.

VETO Estreia “La Nona”

23 Outubro Teatro Taborda, C.C.S. 21h40

Cartaz
Clique para ver maior
O Veto Teatro Oficina estreia amanhâ 6ª feira, pelas 21h40 no Teatro Taborda do CCS, “La Nona” com encenação de José Ramos a partir da obra de Roberto Cossa.
Estará em cena de 23 de Outubro a 4 de Dezembro sextas feiras.
Para reservas de bilhetes e mais informações contacte-nos.

Caminhadas pelo Concelho de Alcanena

Caminheiros do C.C.S.

CCCS
Clique para ver maior
A Freguesia de Bugalhos recebeu mais de uma centena de participantes, na segunda caminhada da temporada 2009/2010 do projecto Caminhadas pelo Concelho de Alcanena e que se realizou no passado dia 18 de Outubro. Os Caminheiros do Circulo Cultural Scalabitano mais uma vez estiveram presentes com uma representação de 14 elementos, a maior de sempre.
Leia mais aqui » Veja na Galeria de Imagens algumas fotos da caminhada realizada na freguesia de Bugalhos.

Orquestra Típica Scalabitana

Concerto 4 Outubro, 16h00 no Palácio de Belém

Logo Caminheiros do CCS
Clique para ver maior
A OTS actua no dia 4 de Outubro pelas 16h00, no Palácio de Belém.
Esta actuação integra-se nas Comemorações dos 5 Anos do Museu da Presidência e do Dia da Implantação da República, de 1 a 5 de Outubro de 2009, no Palácio de Belém e promovidas pelo Museu da Presidência.
Veja aqui a progamação completa

top

¬ Setembro

Coro do Círculo Cultural Scalabitano na Galiza

Reportagem

Foto Coro Galiza 2009
Clique para ver maior
O Coro do Círculo Cultural Scalabitano viajou até à Galiza entre os dias 17 e 19 de Julho, a convite do Coral Xuntanza de Covelo (Pontevedra). Esta iniciativa que contou com a participação de mais dois coros galegos, teve como finalidades principais proporcionar o intercâmbio cultural, a difusão, a integração, o incentivo, o desenvolvimento e o fortalecimento de laços entre grupos corais nacionais/internacionais e o público.
Veja aqui o texto completo e as fotos.

Crónica das caminhadas de Porto de Muge e Louriceira

Caminheiros do CCS

Foto Caminheiros
Clique para ver maior
Os Caminheiros do CCS estiveram presentes nestas duas caminhadas, uma a cargo do Clube do Mato realizada em Porto de Muge e a segunda englobada no programa “Desporto e Saúde” da C.M.Alcanena realizada na freguesia de Louriceira.
Lembramos que as próximas caminhadas agendadas irão realizar-se dia 25 de Outubro. Na aldeia de Bugalhos, integrado no programa “Desporto e Saúde” da C.M.Alcanena e Alcobertas organização a cargo do Clube do Mato.
Veja aqui as crónicas e as fotos.

Coro Infantil

Inscrições

Cartaz Coro Infantil do CCS (pdf) Imprima e divulgue
Clique para o cartaz. Imprima e divulgue
ou envie por e-mail.
As inscrições para o Coro Infantil do CCS irão prolongar-se até Outubro.
Para mais informações contacte-nos.

I Workshop de Técnica Vocal para Coros

Reportagem

Foto Coro Workshop 2009
Clique para ver maior
O Coro do Círculo Cultural Scalabitano, herdeiro do Orfeão Scalabitano e do Coro Alfredo Keil, realizou nos dias 24, 25 e 26 de Julho de 2009, o I Workshop de Técnica Vocal para Coros. Com esta iniciativa pretendíamos criar um espaço de formação coral com uma das melhores especialistas nacionais em técnica vocal, a Professora Isilda Margarida.
Veja aqui o texto completo e as fotos.

Ballet, Esgrima e Pilates

Setembro

A Academia de Dança do CCS iniciou o novo Ano Lectivo no ínico deste mês estando ainda abertas inscrições.
Também o Espaço Pilates retomou a sua normal actividade e no próxima dia 14 a Sala de Armas de Santarém na sua vertente desportiva irá iniciar novo ano.
As inscrições para as referidas actividades ainda se encontram abertas devendo os interessados contactar o Círculo Cultural Scalabitano.
Para mais informações contacte o CCS a a partir das 14h00 até às 19h00.

top

¬ Julho e Agosto

Inventário da Biblioteca Guilherme de Azevedo do C.C.S.

Julho e Agosto

Guilherme de Azevedo
Clique para ver maior.
O Círculo Cultural Scalabitano promove, uma vez mais, neste próximo mês de Julho e Agosto, o inventário da Biblioteca Guilherme de Azevedo, que conta com o apoio do Instituto Português da Juventude e, ainda, em colaboração estreita, no âmbito técnico e logístico, com o Arquivo Distrital de Santarém. O Instituto Português de Juventude tem apoiado este projecto, aceitando que o Círculo proporcione a um conjunto de jovens, inscritos no programa de Ocupação dos Tempos Livres, aprendizagens enriquecedoras, proporcionando em contrapartida um apoio para a concretização deste projecto.
Com o Inventário da Biblioteca Guilherme de Azevedo, o Círculo Cultural pretende conhecer o espólio bibliográfico desta associação, bem como salvaguardá-lo, o qual herdou do Grémio Guilherme de Azevedo que em 1954, com o Orfeão Scalabitano, fundou o Círculo Cultural Scalabitano. O Grémio, fundado no ano de 1905, iniciou a sua actividade no Teatro Taborda, que continua ainda a ser a sala de teatro do Círculo Cultural.
Esta Biblioteca, apesar de pequena, possuiu um legado importante de Teatro, oferecido pelo professor Carlos Sousa que esteve em Santarém a dirigir a Escola da Arte de Dizer e Representar "Actor Taborda", entre 1948 e 1961, encerrando um alto valor histórico para a instituição. [LB]

I Workshop de Técnica Vocal para Coros

24, 25 e 26 de Julho

Cartaz Coro Infantil do CCS (pdf) Imprima e divulgue
Clique para ver maior.
O Coro do C.C.S. realiza nestes dias, nas suas instalações, o I Workshop de Técnica Vocal para Coros dirigido pela Prof.ª Isilda margarida.
A aplicação prática das metodologias adquiridas durante a formação será feita através da preparação de um concerto final a realizar no dia 26 de Julho, pelas 17h00, no Teatro Sá da Bandeira. O valor cobrado nas entradas deste espectáculo reverterá a favor de uma instituição local de solidariedade e/ou hospitalar.

Inscrições:

As inscrições podem ser enviadas até ao dia 17 de Julho de 2009 para os contactos do Coro do Círculo Cultural Scalabitano.
O número de inscrições é limitado a um máximo de 45 participantes, podendo a organização aceitar inscrições em número superior ao previamente definido.
Clique aqui para a FICHA DE INSCRIÇÃO e informação complementar (pdf).

Nota:

Os participantes deverão trazer roupa preta para o concerto final e roupa apropriada para a sessão prática de IOGA. No final do workshop será distribuído um certificado de participação.
A não frequência do workshop, após inscrição, não dá direito a qualquer reembolso.

Coro Infantil do C.C.S.

Inscrições abertas

Cartaz Coro Infantil do CCS (pdf) Imprima e divulgue
Clique para o cartaz. Imprima e divulgue
ou envie por e-mail.
Através do canto, aprendemos música de uma maneira mais simples e divertida. É também um treino eficaz da capacidade de conciliação e auto-estimadas crianças. Comum ambiente ideal de aprendizagem e um estilo de treino activo, o Coro Infantil do Círculo Cultural Scalabitano vai, certamente, abrir os horizontes do mundo da música a todas as crianças. Através da educação musical e do canto, os membros do coro treinarão a disciplina, as competências musicais e interpessoais. Os seus membros desempenharão o papel de jovens embaixadores da Música junto das suas comunidades.

Estão abertas inscrições para o Coro Infantil do CCS, que se propõe oferecer educação musical de qualidade a crianças dos 6 aos 12anos, promovendo a diversão com as actuações, aprendizagem de técnica vocal e leitura musical, criação de um novo grupo de amigos e novas experiências,
VIVA a MÚSICA!!!
Inscrições até 6 de Setembro de 2009, junto do secretariado do Círculo Cultural Scalabitano.
Faça aqui o download da ficha de inscrição

“Rota dos Avieiros”

Crónica e fotos passeio 4 de Julho

10.ª Caminhada de Alcanena
Clique para ver maior

Realizou-se no dia 4 de Julho um percurso pedestre que decorreu em Vale de Figueira e enquadrada na Feira do Arroz Doce, a caminhada teve como tema a Cultura Avieira. Percurso com uma duração de 3h, para um extensão de 10Km. Com inicio às 9h, junto ao Centro de Bem Estar Social de Vale de Figueira, esta caminhada teve uma percurso circular. Com uma participação de 44 caminheiros, o CCCS teve uma representação de 8 elementos. Como pontos de interesse, o antigo convento dos frades Arrábidos, a antiga aldeia avieira de Vale de Figueira, a foz do rio Alviela, e as belas paisagens da lezíria ribatejana.[AJ]
Leia mais »

As fotos aqui »

top

¬ Junho

Ballet

27 Junho - 21h00

10 de Junho
Clique para ver maior.

Dia 27 de Junho pelas 21h00 no largo do Seminário, a Academia de Dança do C.C.S. encerrará o ano lectivo com a habitual apresentação das suas classes de Ballet sob a direcção de Encarnação Noronha.

“10ª Caminhada pelo concelho de Alcanena”

Crónica e fotos

10.ª Caminhada de Alcanena
Clique para ver maior

Mais do que uma prova pedestre, que se realizou no passado dia 21 de Junho, na freguesia do Espinheiro a 10ª e última Caminhada do 6º ano do projecto “Caminhadas pelo Concelho de Alcanena” foi um convívio ao longo da manhã num percurso que apresentou um grau de dificuldade médio.
Com um total de 86 caminheiros, o Circulo Cultural Scalabitano mais uma vez, esteve representado com 8 elementos, em que a boa disposição e a simpatia da maioria dos participantes foi contagiante aliando-se a uma paisagem alegre e bastante colorida. [AJ]
Leia mais »

As fotos aqui »

4ª Caminhada de Santarém

Crónica e fotos

4.ª Caminhada de Santaré
Clique para ver maior
Domingo, 14 de Junho, realizou-se a 4ª Caminhada de Santarém, organização a cargo dos caminheiros do Circulo Cultural Scalabitano. O ponto de encontro teve lugar no Largo da Igreja do Milagre, tendo o seu início às 8h45, para um percurso de 8,5 km e com grau de dificuldade de nível médio. Passeio que se antevia com magnífica vista para a zona ribeirinha do Tejo e os campos de cultivo na Lezíria.Leia mais »
Clique aqui para ver as fotos »

Próxima Caminhada - Espinheiro 21 de Junho

10.ª Caminhada de Alcanena
Clique para ver maior.
A 21 de Junho, realiza-se na freguesia de Espinheiro a 10ª e última Caminhada do 6º ano do projecto “Caminhadas pelo Concelho de Alcanena”.
Informa-se que o ponto de encontro em Santarém é no largo do Partido Comunista ás 8h20m, com partida às 8h30m com destino ao Espinheiro.
Qualquer informação, contacto 963 440 876 (Jeremias)

4ª Caminhada de Santarém

14 de Junho

Cartaz pdf
Clique para mais info.

Dia 14 de Junho terá início às 8h30 a 4ª Caminhada de Santarém. O local de concentração será no Largo do Milagre sendo o percurso a efectuar o inverso da 3ª Caminhada. Partindo do Largo do Milagre, com passagem junto às finanças de Santarém, Rua do Matadouro, Escola Ginestal Machado, Ómnias, Barreiras das Portas de Sol, Alfange, Igreja da Graça, Igreja de Marvila, terminando na Igreja do Milagre.
O percurso tem um grau de dificuldade média, extensão de 8,5 Km e a duração de 2h30. Sem necessidade de inscrição prévia bastando aparecer no local da concentração.

Coro do CCS

Próximas actuações:

Dia 28 no arrail popular junto às Piscinas do sacapeito.
Dia 29 no lançamento do livro “A vida e a obra do Padre Manuel Francisco Borges”, que irá decorrer pelas 21h00, na Igreja do Milagre.

“A Menina Gotinha de Água”

Veto

O Veto Teatro Oficina apresentará durante a Feira Nacional da Agricultura em duas sessões diárias, uma de manhã e outra à tarde, o Contador de Histórias com “A Menina Gotinha de Água”.

Sessão Solene

Comemorações Oficiais do 10 de Junho

10 de Junho faixas foto CMS
Foto CMS.
O Coro do CCS estará presente dia 10 de Junho na Sessão Solene no Campo Infante da Câmara presidida pelo Presidente da República. A participação do Coro do CCS far-se-á através da execução do Hino Nacional (4 vozes mistas a cappela), “Crux Fidelis” de D.João IV e “Acordai” de Fernando Lopes Graça.
Também no mesmo dia alguns elementos da O.T.S. actuarão no almoço oferecido pelo Presidente da Câmara que decorrerá na Casa do Campino.

Comemorações Oficiais do 10 de Junho

As fotos

10 de Junho
Clique para ver as fotos.

 

Orquestra Típica Scalabitana

Próximos Concertos

OTS 2009
Clique para ver maior

A Orquestra Típica Scalabitana dará no próximo dia 5 de Junho pelas 17h00 um concerto no Cartaxo, a que se seguirá um outro no dia 7 de Junho pelas 17h00 na Feira de Santarém.
Esta segunda apresentação está integrada no Programa de Actividades Complementares às Comemorações do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas tendo lugar no Palco ao lado da Praça de Touros Celestino Graça.

Coro do CCS na Feira do Livro

1 de Junho

Folheto CMS Feira do Livro 2009
Clique para ver o folheto.

O Coro do Círculo Cultural Scalabitano apresenta-se no dia 1 de Junho, segunda-feira pelas 21h30, na Feira do Livro 2009 promovida pela C.M.S., a decorrer de 29 de Maio a 5 de Junho na Sala de Leitura Bernardo Santareno (antigo Ginásio do Seminário).

IV Feira da Europa de Santarém

Concurso Dia da Europa 4 de Junho

O Centro Europe Direct em parceria com o IPJ - Santarém esteve no passado dia 4 de Junho no Teatro Taborda do C.C.S. onde realizou o “Concurso Dia da Europa” com apresentação de danças e teatro inspirado nos países da União Europeia.
A concurso estiveram vários trabalhos das escolas:

  • EB 2,3 Alcanede
  • Escola Secundária Sá da Bandeira
  • Escola Secundária Ginestal Machado
  • EB 2,3 D.João II
  • APPACDM

top

¬ Maio

“Refuga”

31 de Maio - Última representação

Cartaz Refuga
Clique para ver maior

Dia 31 de Maio às 17h30, o grupo an!mal, Oficina de Teatro Juvenil do C.C.S., leva pela última vez à cena no Teatro Taborda do C.C.S., “Refuga” de Abi Morgan numa tradução de Francisco Frazão, integrado no projecto Panos - Palcos Novos Palavras Novas Site Externo. .

“Na Rota da Cereja”

Crónica Passeio 31 de Maio

9.ª Caminhada de Alcanena
Clique para ver maior

O 7º. Encontro Nacional de Caminheiros com o tema “Na Rota da Cereja” e integrado na Festa da Cereja - 09, realizou-se no passado dia 31 de Maio, onde estiveram presentes 940 caminheiros representando praticamente todo o País. Os caminheiros do Círculo Cultural Scalabitano também estiveram presentes com um grupo de 8 elementos. Leia mais »
[AJ]
As fotos aqui »

“Nas Margens do Rio Tejo”

30 de Maio Cine Teatro de Almeirim

Novo álbum de fotos a preto e branco de A. Rocha Pinto.

Cartaz
Clique para ver maior
“Nas margens do Rio Tejo - à espera da maré-cheia, no mar do esquecimento”, tema do Sarau com o qual o Círculo Cultural Scalabitano comemorou o seu 54.º aniversário, espectáculo de reencontros com as suas raízes culturais, do CCS e com a região em que se insere, o Ribatejo, mas, igualmente, do Rio com a Campina; das gentes da Borda d`Água com os senhores da lezíria; do verde dos campos com o azul do Tejo… foi visto, com bastante agrado, por cerca mil espectadores que esgotaram as cinco sessões que tiveram lugar no Teatro Sá da Bandeira em Santarém.
O Coro, a Orquestra Típica Scalabitana, o Veto Teatro Oficina, a Dança e Esgrima Artística e Desportiva, secções e departamentos que se juntaram num invento que contou ainda com uma parceria artística diversa, como sejam ranchos folclóricos e uma banda de música, tendo estado em palco mais de cento e setenta pessoas, conseguindo, numa encenação de grande rigor e equilíbrio, levar o público numa viagem ao encontro de vidas do Ribatejo, desde a vertigem do fandango, ao resfolegar do toiro, ao canto Avieiro enfim, um espectáculo que encantou e agradou esteve de regresso ao Teatro Sá da Bandeira para uma matiné no passado dia 10 de Maio, seguindo-se agora um espectáculo no próximo dia 30 de Maio à noite no recuperado Cine Teatro de Almeirim.

an!mal

30 Maio

“O Coro dos Maus Alunos”
Clique para ver maior
A Oficina de Teatro do C.C.S.,an!mal, leva de novo à cena pelas 21h45 no Teatro Taborda do C.C.S. o trabalho que realizou no âmbito do projecto da Culturgest Panos - Palcos Novos Palavras Novas Site Externo., “O Coro dos Maus Alunos”

Festa do Teatro

30 Maio

A Oficina de Teatro da E.B. 2,3 Alexandre Herculano - Santarém apresenta este sábado pelas 15h30 no Teatro Taborda do C.C.S. três trabalhos realizados por 3 turmas da sua escola.
Programa:

  • 15h30 - Branca de Neve Adolescente (9ºA/C)
  • 16h00 - Um Jantar de Família (9ºB)
  • 16h30 - Ensaio para um crime (9ºD)

“Mosaico de Sons”

27 de Maio - 21h45 Bar do TSB

Coro do C.C.S. Mosaico de Sons
Clique para ver maior
O Coro do Círculo Cultural Scalabitano apresenta no dia 27 de Maio às 21h45 no TSB, na rubrica Às 4.ªs no Bar do Sá, o espectáculo “Mosaico de Sons”.
Ao longo de uma hora irá percorrer um eclético leque de temas ligados à música popular portuguesa e estrangeira, Espirituais Negros, Rock, Jazz e Bossa Nova, que constituem um marco no panorama musical da nossa sensibilidade, com interpretação a capella ou com acompanhamento musical.

9.ª Caminhada Alcanena

Crónica - 17 Maio

9.ª Caminhada de Alcanena
Clique para ver maior

A 9.ª Caminhada da temporada 2008/2009 do Concelho de Alcanena que decorreu na freguesia de Vila Moreira reuniu cerca de 100 participantes. Pouca passava das 9h00 quando o grupo partiu do Largo da Igreja para efectuar uma caminhada de aproximadamente 7 quilómetros, em percurso circular, recheado de belíssimas paisagens. O Circulo Cultural Scalabitano esteve representado com o seu grupo de caminheiros.
A próxima caminhada está já agendada para o próximo dia 21 de Junho de 2009, na freguesia de Espinheiro, estando a concentração marcada para as 08h30, no Parque do Rio dos Cantos. Esta será a última caminhada da temporada 2008/2009 do projecto Caminhadas pelo Concelho, pelo que neste dia haverá um Convívio Final.[AJ]
As fotos aqui »

“Noite dos Museus”

16 e 17 de Maio Igreja de S. João do Alporão

Desdobravel CMS Dia Internacional dos Museus 18 de Maio
Imagem CMS
Clique para ver maior
O Coro do C.C.S. actua dia 16 pelas 21h30 na Igreja de S.João do Alporão assim como vários actores do Veto Teatro Oficina, presentes também nessa noite na Torre das Cabaças para uma dramatização sobre o lendário de Santarém.
Dia 17, Domingo, os Palhaços do Veto, Pantufa e Ernesto apresentam pelas 16h00, também na Igreja de S.João do Alporão, “A Reconquista Cristã”.
Estas apresentações fazem parte de um conjunto variado de iniciativas para toda a família promovidas pela Câmara Municipal de Santarém, Noite dos Museus, de 15 a 18 de Maio, para comemorar o Dia Internacional dos Museus 18 de Maio.

6.ª Marcha Nacional das Virtudes

10 de Maio, Virtudes

Caminheiros do CCS.
Clique para ver maior
Caminheiros do Circulo Cultural Scalabitano estiveram este domingo, na 6.ª Marcha Nacional das Virtudes. Esta caminhada contou com a presença de 275 caminheiros, estando em representação várias equipas do Ribatejo e Estremadura, para um percurso de 14Km de grau de dificuldade média que teve a duração de 3h00.
A marcha teve início na freguesia de Aveiras de Baixo com o seu terminus na localidade das Virtudes, percurso com paisagens maravilhosas em que o verde e a arborização foram um dos aspectos mais ricos da caminhada. A boa disposição, convívio e a simpatia esteve sempre presente em todos os participantes. No final foi servido um agradável almoço, seguido de sobremesa e café, seguindo-se o tradicional baile e as já habituais trocas de lembranças.
Clique aqui para ver o álbum de fotos desta Caminhada.

I Encontro Nacional do Voluntariado

9 de Maio Teatro Taborda

CPCCRD

Realizou-se no passado dia 9 de Maio no Teatro Taborda do C.C.S. o 1.º Encontro Nacional de Organizações de Voluntários ou Promotoras de Voluntariado promovido pela Confederação Portuguesa das Colectividades de Cultura, Recreio e Desporto Site Externo.. Na abertura deste congresso actuou o Coro do C.C.S..

an!mal recebe Festival Panos

2 e 3 de Maio no TSB e CCS

“Panos - Palcos Novos Palavras Novas”
Clique para ver maior.

O grupo an!mal recebe nestes dias o Panos - Palcos Novos Palavras Novas Site Externo., um projecto da Culturgest, já na sua 3.ª edição,que alia o teatro escolar/juvenil ás novas dramaturgias, inspirando-se no programa Connections do National Theatre de Londres.
Com seis espectáculos, em sessões alternadas distribuídos pelo TSB e Teatro Taborda do CCS, o grupo an!mal apresentará os seus dois trabalhos “O Coro dos Maus Alunos” de Tiago Rodrigues, e “Refuga” de Abi Morgan. Os grupos presentes virão de Avis, Póvoa de Sacavém, Rio Maior e Torres Novas e apresentarão:

  • Torres Novas“Refuga”
  • Rio Maior “Nós Numa Corda”
  • Avis “Nós Numa Corda”
  • Póvoa de Sacavém “Coro dos Maus Alunos”

Veja aqui a programação e mais informação »

top

¬ Abril

Dia Mundial da Dança

29 de Abril no C.C.S.

Inauguração Exposição Pedagógica “Uma Carta Coregográfica”

Cartaz exposição
Clique para ver maior

FICHA TÉCNICA
Integrada na Acção de Grande Envolvimento Nacional/ AGEN, cuja edição de 2009 é dedicada à Dança, a Exposição “Uma Carta Coregográfica” procura explorar de uma forma interactiva o tema Movimento, Corpo, Dança.
Concebida como objecto de grande divulgação, com o propósito de atingir um público alargado e não familiarizado com as artes, a Exposição apresenta-se também como um suporte de referência para o público escolar. A Exposição desenvolve-se em duas estações intituladas O corpo como adivinha e A dança como fábula.
A primeira fala do corpo, a segunda do movimento do corpo. Em termos iconográficos a exposição integra pinturas, desenhos e sobretudo fotografias de conceituados fotógrafos portugueses e estrangeiros.
O carácter interpelativo da exposição é complementado com uma “Pequena Carta Coreográfica”, desdobrável informativo que permite aos mais novos brincarem com o movimento da dança, e com um “Jogo de 52 Cartas Coreográficas”, desdobrável recortável que possibilita cinco jogos diferentes para pessoas de todas as idades.
Esta acção integra ainda a edição do catálogo da exposição e de um cartaz, um mupi e um postal de promoção da AGEN, sendo a Exposição e os referidos materiais distribuídos gratuitamente a entidades públicas e privadas de todo o país, com especial destaque para as autarquias e para as escolas.
A Exposição será inaugurada simultaneamente em centenas de locais de Portugal continental e Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira, no dia 29 de Abril de 2009, assinalando o Dia Mundial da Dança.
PRODUÇÃO/EDIÇÃO
Ministério da Cultura / Direcção-Geral das Artes

XVIII Encontro de Coros do Ribatejo

26 de Abril, Ourém

O Coro do C.C.S. participa neste dia no XVIII Encontro de Coros do Ribatejo este ano organizado pela Academia de Música Banda de Ourém.
Neste encontro participam também o Chorus Auris, Ourém, o Canto Firme de Tomar, o Orfeão de Abrantes e ainda o Choral Phydellius de Torres Novas.

3.ª Caminhada de Santarém

26 de Abril - início junto Igreja do Milagre

3.ª caminhada do C.C.C.S.
Clique para ver o cartaz

Dando continuidade às nossas caminhadas e complementarizando a informação da já anunciada 3.ª Caminhada de Santarém, o local de concentração irá ser junto à Igreja do Milagre, domingo dia 26 de Abril, pelas 9h30, com percurso "sui generis", com ínicio no Largo do Milagre passando junto às igrejas Marvila e Graça passando pelas barreiras das Portas de Sol com uma vista deslumbrante para o Tejo, tomando o caminho em direcção ao Outeiro da Forca e Ómnias, regressando a Santarém com o seu términus L. Milagre.
Percurso com dificuldade média, extensão de 7 Km e com duração de 2 horas. Sem necessidade de inscrição prévia basta comparecer no local de concentração, continuamos a aconselhar roupas leves e confortáveis,calçado adequado para caminhada,água e fruta. Para bem da nossa saúde caminha e toca a convidar os amigos.
Leia aqui a Crónica desta caminhada e veja o álbum de fotos.
Para mas infirmações clique na ligação seguinte: C.C.C.S.

an!mal apresenta “Refuga”

25 de Abril às 21h45 no TSB

Cartaz Refuga
Clique para ver maior

Dia 25 de Abril às 21h45, o Grupo an!mal apresenta no TSB o seu segundo trabalho integrado no projecto da Culturgest Panos - Palcos Novos Palavras Novas Site Externo., “Refuga” de Abi Morgan - tradução de Francisco Frazão.

 

 

XXXIV Encontro de Coros

25 de Abril - Igreja da Graça

Programa
Clique para ver maior

Dia 25 o Coro do CCS em colaboração com a CMS promove o Encontro de Coros comemorativo do 25 de Abril, integrado nas comemorações organizadas pela C.M.S..
Este evento está agendado para as 17h30 na Igreja da Graça, contando com a presença do nosso coro e de três coros convidados:

  • Coro da Assembleia da República
  • Coro de Câmara do Conservatório de Música de Santarém
  • Orfeão de Barrô - Águeda

 

21.º Encontro Nacional de Caminheiros em Tomar

19 de Abril em Tomar

Caminheiros do CCS
Clique para ver maior

Realizou-se este domingo o 21.º Encontro Nacional de Caminheiros em Tomar. organização a cargo do CALMA, Clube de Actividades de Lazer e Manutenção. A representação do CCCS esteve representado por 12 caminheiros, ao qual teve o previlégio de ter o caminheiro mais novo do evento, pelo que, foi atribuido o prémio do representante mais jovem.
Ler mais »

an!mal em Viseu

18 de Abril, no Teatro Viriato de Viseu 18h30

Programa de Sala
Clique para ver o
Programa de Sala

O grupo de teatro an!mal estará presente no Panos a decorrer de 16 a 18 de Abril no Teatro Viriato de Viseu (extensão regional).
Sobe ao palco dia 18 pelas 18h30 com a peça “O Coro dos Maus Alunos” do autor Tiago Rodrigues.

 

Abril mês do Coro do C.C.S.

1.º Passeio Pedestre do Coro

1.º Passeio Pedestre do Coro do Coro
Clique para ver maior
Após a realização da Gala do Coro no passado dia 4 de Abril, esta secção do CCS promove dia 18 de Abril o “1.º Passeio Pedestre do Coro”.
Este passeio terá início às 9:30h com partida no Museu Rural de S. João da Ribeira -Rio Maior-.
As inscrições para este passeio podem ser efectuadas até ao dia 10 de Abril dias úteis das 14:00h às 19:00h no Círculo Cultural Scalabitano ou pelo telefone 243 321 150.

 

PROGRAMA PASSEIO

  • Concentração - Museu Rural de S. João da Ribeira -Rio Maior
  • Início - 10h00
  • Duração prevista - 2h30 aproximadamente
  • Topologia - Circular com extensão aproximada de 7,5Kms
  • Inscrições - até 10 de Abril: 15Eurs, inclui: passeio, t-shirt e almoço
  • Informações - dias úteis das 14:00h às 19:00h 243 321 150

Ciclo de Conferências 2009

“Lisboa Revolucionária”

16 Abril - Conferência com o Professor Doutor Fernando Rosas

Ciclo de Conferências - República e Democracia
Clique para ver maior
O Círculo Cultural Scalabitano promove, no âmbito do Ciclo de Conferências 2009, subordinado ao tema Cem Anos da República – República e Democracia, a conferência “Lisboa Revolucionária”, apresentada por Fernando Rosas, proeminente historiador, Professor Catedrático e Presidente do Instituto de História Contemporânea da FCSH/UNL, que decorrerá no próximo dia 16 de Abril de 2009, quinta-feira, pelas 21.00horas, na sua sede. Esta conferência será antecedida pela apresentação das cenas mais marcantes do espectáculo “Bernardo Santareno…nos Túneis da Liberdade”, produzido em 2007, tendo contado para tal com a colaboração da sua secção Veto Teatro Oficina, nomeadamente o seu criador José Ramos.
“Lisboa Revolucionária” inspira-se no livro homónimo da sua autoria, publicado no ano de 2008 e que trata da história revolucionária da cidade de Lisboa no século XX, desde o regicídio de 1 de Fevereiro 1908, até aos confrontos militares de 25 de Novembro de 1975 do qual saiu o sistema político em que vivemos. Trata-se, afinal, da revisitação de confrontos e espaços que marcaram a vida de Lisboa, mas também do país, durante o século XX, à qual Santarém não foi certamente alheia.
No mesmo dia, com a colaboração da editora Tinta-da-china, realizar-se-á uma pequena, mas interessante Feira do Livro, onde se disponibilizará, a preços convidativos, entre outros, o livro da autoria de Fernando Rosas.

nota sobre a publicação

“Lisboa Revolucionária” de Fernando Rosas
Clique para ver maior

  • Lisboa Revolucionária
  • Roteiro dos confrontos armados no século XX
  • Fernando Rosas
  • "O leitor é transposto para o espaço e para as vivências dos protagonistas. (...) Estamos, de facto, perante quadros vivos que se evidenciam perante o olhar do leitor, como se estivéssemos no cinema."
  • Albérico Afonso Costa, ESE de Setúbal

an!mal no T.S.B.

“O Coro dos Maus Alunos”

11 de Abril, 21:45h

“O Coro dos Maus Alunos”
Clique para ver maior

O grupo de teatro an!mal apresenta dia 11 de Abril, às 21h45 no Teatro Sá da Bandeira “O Coro dos Maus Alunos”". Esta peça fala sobre o poder transformador do ensino, o crescimento intelectual e humano de um grupo de jovens inspirados por um professor invulgar e sobre a ameaça que o pensamento livre constitui para um sistema escolar burocrático e desumanizado, onde "os valores democráticos são apenas uma fachada". É também uma história sobre o preço a pagar pela procura da verdade.
Bruno Fernandes, Carolina Silva, Cátia Reis, Francisco Noras, Luís Campos, Joana Santos e Susana Rosa fazem parte do elenco de “O Coro dos Maus Alunos” numa encenação de Rui Lopes.

Caminheiros do CCS

Fotos da 2.ª Caminhada

Os Caminheiros do C.C.S.
Clique para ver maior

Realizou-se no passado domingo, 5 de Abril mais uma caminhada organizada pelos Caminheiros do CCS. Aos poucos estão chegando novas caras, pelo que é de saudar a sua vinda e a sua participação.
Esta caminhada teve um percurso bastante aliciante, em que a paisagem da lezíria foi uma das particularidades do passeio. A boa disposição e a alegria foi um dos aspectos patente em toda a caminhada. Pelo o entusiasmo que estas caminhadas estão a ter houve quem perguntasse quando a próxima. Vamos pensar já na próxima e desde já ficamos à espera de mais caminheiros.
Clique para ver as fotos desta Caminhada

“2.ª Caminhada de Santarém”

5 de Abril

Os CCCS continuam com a sua agenda de Passeios Pedestres (caminhadas). Sem necessidade de inscrição prévia, basta aparecer no local de partida às 09:15h, junto à Casa do Campino, Santarém. Aconselhamos roupas leves e confortáveis e calçado adequado para a caminhada.
Leve consigo água e alguma fruta.

Recriação da Batalha dos Atoleiros

4 e 5 de Abril

Nos dias 4 e 5 de Abril a Sala de Armas do Circulo Cultural Scalabitano participa na recriação da Batalha de Atoleiros integrando um "exército" de algumas centenas de pessoas e dezenas de cavaleiros, provenientes de 15 grupos nacionais e estrangeiros.

Abril mês do Coro do C.C.S.

4 de Abril, Gala do Coro no Teatro Taborda do C.C.S.

cartaz Gala do Coro
Clique para ver maior
Durante o mês de Abril o Coro do CCS comemora o seu aniversário com várias iniciativas.
Neste período, no foyer do Círculo Cultural Scalabitano, estará patente ao público uma exposição sobre o Coro.
No dia 4 realiza a sua gala pelas 21h30 no Teatro Taborda do C.C.S. durante a qual se apresentará um pequeno filme sobre esta secção do CCS, contando com as participações do Veto, OTS e Ballet do CCS e também com a participação da orquestra convidada“OLS BIG BAND”.

A TV4 Site Externo. esteve presente nesta Gala tendo elaborado uma reportagem que pode ser visionada no seu site.
Clique aqui para ver a reportagem. Site Externo.

top

¬ Março

Caminheiros do C.C.S.

23 de Março

Logo Caminheiros do CCS
Clique para ver maior
Neste mês de Março foi aceite a integração de um grupo de Caminheiros no Círculo Cultural Scalabitano. Este grupo passa a denominar-se Caminheiros do Círculo Cultural Scalabitano - [C.C.C.S.] - tendo realizado a sua primeira actividade no passado dia 22 de Março.
Para saber mais sobre este grupo clique aqui para ler a apresentação do grupo.
Para contactar este grupo clique na ligação seguinte: C.C.C.S.

 

O.T.S. 63.º aniversário

Fotos da Gala Equestre 21 de março

OTS 63.º Aniversário.
Clique para ver maior

Neste dia a Orquestra Típica Scalabitana realizou o seu 63.º aniversário num espectáculo integrado nas Festas de S.José “Cantando Santarém”.
Nesta apresentação, realizada na Praça de Touros Celestino Graça, estrearam-se novos elementos, Ana Rita Cabral Silva, Joana Margarida Figueiras Nazareth Barbosa, Mariana Mira Duarte Amaro e Pedro Miguel Torcato Gonçalves.
Clique para ver as fotos deste evento.

C.C.S. nas Festas de S.José

16 de Março

Festas de S.José
Clique para ver maior
A Sala d'Armas de Santarém do Círculo Cultural Scalabitano em conjunto com o Vivarte, Bailias e Ocalígrafo, participará no dia 16 de Março nas Festas de S. José na rubrica 862 anos da “Última Reconquista Cristã de Santarém aos Mouros” a realizar no Miradouro de S.Bento das 10.00h às 16.00h.

O Veto Teatro Oficina estará também presente nesse dia e local, com pinturas faciais e balões, contando, pelas 14.00h, a estória “Conquista de Santarém aos Mouros” por Pantufa e Ernesto.

Passeio

“República e Democracia”

15 Março - “À Urna pela Lista Republicana de Lisboa!”

Ciclo de Conferências - República e Democracia
Clique para ver maior
“Cem Anos da República - Democracia e República” O Círculo Cultural Scalabitano promove um Passeio a Lisboa, no próximo dia 15 de Março, à exposição “À Urna pela Lista Republicana de Lisboa!”, patente na Câmara Municipal de Lisboa, que pretende mostrar a importância da vitória do Partido Republicano nas eleições de Novembro de 1908 para a implantação da República Portuguesa, a 5 de Outubro de 1910, através de uma selecção do espólio do Arquivo Municipal de Lisboa, da Hemeroteca Municipal, da Biblioteca Museu República e Resistência, do Gabinete de Estudos Olisiponenses e do Museu da Cidade.
De manhã haverá, ainda, oportunidade de visitar o belíssimo edifício do Município de Lisboa datado do século XIX e à tarde percorrer-se-á os lugares evocativos do “Regicídio”, que, tendo tido lugar no dia 1 de Fevereiro de 1908 no Terreiro do Paço, nos lembrará o ambiente violento e de contestação, também de comoção e sofrimento, vivido na época.
O Passeio enquadra-se no espírito do Ciclo de Conferências “República e Democracia”. Inscrições no Círculo Cultural Scalabitano ou através do telefone 243321150 das 12h às 20h.

Programa do passeio

  • 09.45h - Partida para Lisboa, junto ao Instituto da Juventude de Santarém
  • 10.50h - Chegada à Câmara de Lisboa
  • 11.00h - Inicio da visita guiada ao edifício da Câmara, pelo Arquitecto Ezequiel Marinho
  • 12.30h - Visita guiada à Exposição “À Urna pela Lista Republicana de Lisboa!”, pela Dra. Elisabete Rocha
  • 13.00h - Almoço livre
  • 14.15h - Visita guiada aos lugares evocativos do Regicídio, pela Dra. Elisabete Rocha
  • 16.30h - Partida para Santarém, junto à Câmara Municipal de Lisboa
  • 17.45h - Chegada a Santarém, junto ao Instituto da Juventude de Santarém

top

¬ Janeiro

“Nas Margens do Rio Tejo” regressa aos palcos

24 e 25 de Janeiro no T.S.B.

Cartaz
Clique para ver maior
“Nas margens do rio Tejo - à espera da maré-cheia, no mar do esquecimento”, tema do Sarau com o qual o Círculo Cultural Scalabitano comemorou o seu 54.º aniversário, espectáculo de reencontros com as suas raízes culturais, do CCS e com a região em que se insere, o Ribatejo, mas, igualmente, do Rio com a Campina; das gentes da Borda d`Água com os senhores da lezíria; do verde dos campos com o azul do Tejo… foi visto, com bastante agrado, por cerca mil espectadores que esgotaram as cinco sessões que tiveram lugar no Teatro Sá da Bandeira em Santarém.
O Coro, a Orquestra Típica Scalabitana, o Veto Teatro Oficina, a Dança e Esgrima Artística e Desportiva, secções e departamentos que se juntaram num invento que contou ainda com uma parceria artística diversa, como sejam ranchos folclóricos e uma banda de música, tendo estado em palco mais de cento e setenta pessoas, conseguindo, numa encenação de grande rigor e equilíbrio, levar o público numa viagem ao encontro de vidas do Ribatejo, desde a vertigem do fandango, ao resfolegar do toiro, ao canto Avieiro enfim, um espectáculo que encantou e agradou.
E porque muitas pessoas não conseguiram assistir a este espectáculo, por falta de lugares disponíveis, a Direcção do Círculo Cultura Scalabitano entendeu realizar mais dois espectáculos em Santarém e no Teatro Sá da Bandeira, espectáculos que terão lugar nos próximos dias 24 e 25 de Janeiro.
Um destes espectáculos terá, como público convidado, a comunidade avieira da beira Tejo e as pessoas ligadas ao mundo do toiro e das vindimas que, nesta mesma região, se têm dedicado, ao longo dos anos a estas actividades.
Depois e porque queremos estar perto das comunidades das margens do Tejo, o espectáculo irá, em digressão, por diversas localidades do Ribatejo.

 

top