Notícias 2015

< Ver 2014 > < Ver 2013 > < Ver 2012 > < Ver 2011 > < 2010 > < 2009 > < 2008 >
< 2007 > < 2006 >

Janeiro | Fevereiro |Março | Abril | Maio | Junho | Julho | Agosto | Setembro | Outubro | Novembro | Dezembro

 

¬ Dezembro

Comemoração do 61. Aniversário

Celebrações do 61º Aniversário do CCS

Início: 12 dezembro | sábado | 16h00 | Teatro Taborda CCS

O Círculo Cultural Scalabitano comemora este ano o seu 61º Aniversário de atividade artística e cultural, ininterrupta, pela qual tem marcado indelevelmente a sociedade local e regional, num movimento de grande dinâmica que extravasou as quatro paredes da sua sede e difundiu por todo o país e pelo estrangeiro, através das suas secções – o Coro do CCS que integra os Coros Adulto, Juvenil e Infantil, a Orquestra Típica Scalabitana e o Veto Teatro Oficina, através das suas Academias – Academia de Dança e Expressão Corporal com o ensino de Ballet e a prática de Aikido, Academia de Música, bem como através dos seus Departamentos – Departamento de Atividades de Ar Livre e Lazer, Departamento de Recriação Histórica e Departamento de Artes Plásticas.
No seu aniversário, o CCS não esquece todos quantos têm dedicado as suas melhores capacidades e generosidade ao bem comum, num gesto altruísta de partilha de valores e interesses, na defesa da valorização cultural e artística. Por isso e uma vez mais, vai abraçar dois grandes amigos do Círculo Cultural Scalabitano, João Manuel Loura Pinote e Maria dos Prazeres Marçal, distinguindo-os como “Ilustres Amigos do CCS”, durante as Celebrações do 61º Aniversário do CCS, que terão lugar de dezembro a fevereiro de 2016.

Homenagem a João Manuel Pinote “Ilustre Amigo do CCS”

12.dez. | sábado | 16h00 | Teatro Taborda, CCS

cartaz Nesta data o Círculo Cultural Scalabitano homenageia o “Ilustre Amigo do CCS”, João Manuel Loura Pinote, músico e Maestro da Orquestra Típica Scalabitana.
A cerimónia terá lugar no auditório do CCS - Teatro Taborda, pelas 16h00.
Nota biográfica de:
João Manuel Loura Pinote encontra-se entre aqueles, que se entregaram ao Círculo em defesa dos valores artísticos e culturais, quer na qualidade de Sócio, quer enquanto Membro e Maestro da Orquestra Típica Scalabitana, da qual faz parte desde há largos anos. A sua passagem por esta instituição deixou marcas que se perpetuam no tempo, revelando a sua capacidade de trabalho, empenho e dedicação, com total desprendimento de bens materiais e por ventura, muitas vezes, com prejuízo da sua própria vida, em prol da cultura e das artes na nossa cidade, país e mesmo além-fronteiras.
Desde muito jovem que se identificou com o mundo da música e aprendizagem na Banda Musical de Cascais, ao mesmo tempo que aprendeu e integrou o naipe de Clarinetes, até aos 19 anos.
Foi músico militar e integrou bandas do Exército; integrou a Banda do Ferroviário de Maputo e a Orquestra Cívica e Coral Moçambicano, no canto, Tenor Principal.
Regressado a Portugal participou na Sociedade Filarmónica de Alcanede e na sua Banda desde 1977 a 1996 como músico principal, contramestre, professor e maestro.
Teve ainda oportunidade de passar por bandas filarmónicas dos concelhos Alcobaça, Leiria e Santarém, e de ser o fundador da Banda Municipal de Rio Maior o que lhe valeu a Medalha de Mérito atribuída pelo município local.Foi ainda músico de clarinete/oboé e diretor do Coral e Orquestra Típica de Rio Maior.
Na Orquestra Típica Scalabitana, onde se estreou em 1983 e onde se mantém até aos dias de hoje, ininterruptamente, desempenhou a solo, os instrumentos clarinete e oboé, professor da Oficina de Música, visando a integração de futuros músicos para a OTS e, desde 2009, as funções de maestro.

Abafado de Honra

12.dez. | sábado | 17h30 | Foyer do CCS

Após a homenagem ao Maestro João Pinote, e descerramento da placa dos “Ilustres Amigos”, onde se encontrará inscrito o seu nome, terá lugar o já habitual Abafado de Honra.

Jantar Comemorativo do 61º Aniversário do CCS

12.dez. | sábado | 20h00 | Restaurante Varanda do Parque, CNEMA

cartaz Anualmente o Círculo cultural Scalabitano promove uma noite de confraternização entre os seus associados e membros de todas as suas valências, que conta com a merecida homenagem aos “Ilustres Amigos do CCS” e agradecimentos como reconhecimento da sua dedicação e cooperação com o CCS.
Clique na imagem ao lado para visualizar a ementa em ficheiro pdf.
INSCRIÇÕES E RESERVAS através do telefone 243321150 (14-20h, dias úteis) ou na sede no mesmo horário.

O Esplendor do Natal

18.dez. | 21h30 | Igreja de Jesus Cristo

cartaz Retomando a tradição da apresentação de um Concerto de Natal para a comunidade scalabitana, os Coros Infantil, Juvenil e Adulto do Círculo Cultural Scalabitano, interpretam as mais belas canções de Natal dirigidas pelo Maestro António Matias.

 

 

 

Sarau Anual do CCS

15, 16 e 17 Janeiro de 2016 | TSB

Sarau Anual do CCS no Teatro Sá da Bandeira com um grandioso espetáculo de homenagem ao Palhaço Pantufa.

Homenagem a Maria dos Prazeres Marçal “Ilustre Amiga do CCS”

13 fevereiro de 2016 | CCS

Grande espetáculo no CCS de Homenagem a Maria dos Prazeres Marçal, distinguindo-a como “Ilustre Amiga do CCS”.

Exposição

“Genesis”

11 a 30 | Dezembro | Foyer do CCS

cartaz O Departamento de Artes Plásticas do CCS inaugura no dia 11 de dezembro (sexta-feira) às 18h30, a Exposição de Pintura “GENESIS”, da artista plástica Noémia Tomás, que fica patente até 30 de dezembro de 2015.
INFORMAÇÕES através do telefone 243321150 (14-20h, dias úteis) ou na sede no mesmo horário.

 

top

 

¬ Novembro

Exposição

“ Les uns et les autres”

24 Novembro a 4 Dezembro | Foyer do CCS

cartaz
O Departamento de Artes Plásticas do CCS inaugura no dia 27 de novembro (sexta-feira) às 18h00, a Exposição de Pintura “ Les uns et les autres”, da artista plástica Cremilda Dionísio Salvador, que estará patente até 04 de dezembro de 2015.
Cremilda Salvador, natural da Covilhã, parte criança para Moçambique, onde vive até à Independência. Reside em Santarém.
Licenciada em Literaturas Românicas pela Faculdade de Letras de Lisboa.
Mestre em Literatura e Cultura Africana dos P.A.L.O.P pela Universidade Nova de Lisboa.
Professora na Escola Secundária Dr. Ginestal Machado, orientadora de estágio na Escola Superior de Educação de Santarém e professora no ISLA. Em Moçambique frequenta o Núcleo d´Arte como aluna do Mestre António Quadros.
Em Santarém é aluna no Centro Cultural de Santarém, durante três anos, do Mestre José Quaresma.
Faz cursos de pintura em porcelana e azulejaria.
Professora reformada lecciona Literatura e Cultura Africana e Pintura há 11 anos na UTIS, com exposições anuais dos alunos no Teatro Sá da Bandeira, W Shopping e Igreja da Misericórdia.
Exposições individuais e colectivas:
2015- Na Salão dos Bombeiros Voluntários em Paço d´Arcos.
2015-EB1/JI S. Domingos (Outubro).
2014-Artshow nas Caldas da Rainha.
2013- Associação dos Artistas Plásticos de Paço d´Arcos. (Paço d´Artes).
2012- Sede dos Bombeiros Municipais de Paço d´Arcos.
Caminho das Artes em Santarém promovida pela Câmara Municipal.
2000/1/2-Centro Cultural de Santarém.
2006-Teatro Sá da Bandeira em Santarém
Turismo de Santarém.
Associação dos Bombeiros Voluntários de Alpiarça.
Salão do Lar de Sto. António em Santarém.
INFORMAÇÕES através do telefone 243321150 (14-20h, dias úteis) ou na sede no mesmo horário.

Eduarda Soeiro e The New Stars

Concerto Hachiko

14 | Novembro | 21h30 | Convento de São Francisco

cartaz
Eduarda Soeiro e The New Stars realizam concerto Hachiko dia 14 novembro, 21.30h, no Convento de São Francisco de solidariedade com a PRAVI (animais desprotegidos)....Com apoio do W Shopping. INFORMAÇÕES através do telefone 243321150 (14-20h, dias úteis) ou na sede no mesmo horário.

 

 

13 a 27 | Novembro | CCS

cartaz
Dia 13 de Novembro, pelas 18.30h no foyer do Círculo Cultural Scalabitano terá lugar a inauguração da exposição “ As Meninas do Ballet” de João Malhou.
Está esposição estará patente de 13 a 27 de Novembro.
João Malhou Costa, natural de Santarém (1957), licenciado em Cultura e Design Visual , Escola Superior de Design (I.A.D.E.), ingressa em 1982 na carreira de Professor de Artes Visuais do Ensino Secundário, concluiu mestrado em Design e Cultura Visual Pelo Instituto de Artes Visuais, Design e Marketing ( Escola Superior de Design - I.A.D.E.).
Ao longo dos 31 anos de Professor na Escola Secundária Dr. Ginestal Machado em Santarém, participou em vários projectos com a finalidade de levar as Artes Visuais à Comunidade da Cidade.
Em 2014 com o pedido de rescisão de contrato, dedica-se a tempo inteiro ao seu Atelier trabalhando em Pintura, Cerâmica e Azulejaria, fazendo ao longo da sua carreira profissional exposições individuais e colectivas em Almeirim, Santarém, Chamusca e Lisboa.
Em 2014 foi convidado a leccionar a disciplina de Desenho na UTIS (Universidade Terceira Idade Santarém, em 2015 lecciona as Disciplinas de Desenho e Azulejaria/ Cerâmica na mesma instituição, ainda continuando a transmitir os seus conhecimentos a vários alunos no seu atelier (A2JM).
INFORMAÇÕES através do telefone 243321150 (14-20h, dias úteis) ou na sede no mesmo horário.

Prague Advent Choral Meeting

Festival Internacional de Música Coral de Praga

12 e 15 de Novembro | Praga | República Checa

O Coro do Círculo Cultural Scalabitano (CCS) irá representar Portugal no “Prague Advent Choral Meeting – Festival Internacional de Música Coral de Praga”, na República Checa, entre os dias 12 e 15 de Novembro de 2015. Esta deslocação a Praga vem na sequência de um convite formulado pela organização do evento no ano de 2014, sendo que a sua concretização só agora foi possível.
Sabemos que a cidade de Praga é famosa pelas suas ricas tradições musicais e vida cultural. Uma cidade que viu nascer grandes nomes da música mundial, como Dvorak e Smetana. Desta vez caberá ao Coro do CCS, dirigido pelo maestro António Matias, representar Santarém e encantar toda a comunidade internacional com a sua música. Estarão ainda presentes neste evento agrupamentos corais de França, Bélgica, Lituânia, Alemanha, Holanda e Noruega.
Os concertos decorrerão no fabuloso centro histórico da cidade de Praga, nas Igrejas de São Nicolau (construída entre 1732 e 1737) e São Salvador (construída entre 1611 e 1614), sendo que o último congregará todos os participantes num espetáculo denominado “Concerto da Amizade” .

1ª Tertúlia Literária: Eça de Queiroz

Palestra apresentada pela Dra. Ana Margarida Dinis Vieira

06 | Novembro | 20h00 | Taverna do Quinzena I

cartaz
INSCRIÇÕES AQUI E AGORA
O Círculo Cultural de Santarém (CCS) irá levar a cabo uma iniciativa cultural, intitulada “Tertúlia Literária” que, ao longo de vários meses, apresentará variados autores portugueses, clássicos e contemporâneos. Nestes encontros pretende-se dar a conhecer melhor os autores e as suas obras aos tertulianos, através de conferências proferidas por especialistas na matéria.
A primeira tertúlia irá retratar um dos maiores autores portugueses, Eça de Queiroz. O restaurante Quinzena I será a sala de jantar desta tertúlia onde será servido o jantar queirosiano.
Este evento terá como ponto alto a palestra apresentada pela Dra. Ana Margarida Dinis Vieira, especialista em Eça de Queiroz, que gentilmente acedeu ao convite.
Esta é mais uma iniciativa do Círculo Cultural Scalabitano, numa organização de Mª Teresa de Jesus, com a colaboração de Filomena Aranha, professora de Português, sócia e amiga do CCS, e destina-se aos amantes da história e cultura portuguesas.
Os interessados poderão inscrever-se através da página do CCS no Facebook, diretamente no CCS, ou ainda através do telefone: 243 321 150 (14H-20H).

Aniversário do WShopping

Último dia do aniversário do W Shopping

1 Novembro | WShopping

foto
O Último dia do aniversário do W Shopping, 1 nov 2015, com a Orquestra Tipica Scalabitana, Rui Rosa e Eliseu Raimundo. Um mês de aprofundamento de uma parceria frutuosa, de divulgação da ação do Círculo Cultural Scalabitano...um mês de alegria, de amizade e muito trabalho...pela defesa dos valores artísticos e culturais, de Santarém, aceitámos com coragem os desafios colocados...Bem haja a todos, mesmo todos os que nos apoiaram, nos acompanharam e que connosco trabalharam!!!

 

 

top

 

¬ Outubro

Temporada de Outono

Veto Teatro Oficina

Na sede | 2ª a 6ª | 14h00 às 19h30

cartaz O Veto Teatro Oficina vai realizar de 17 de Outubro a 28 de Novembro, no Círculo Cultural Scalabitano a sua “Temporada de Outuno”. Os espetáculos serão sempre aos sábados:
- À tarde (16h00) para crianças
- À noite (21H30) para adultos
INFORMAÇÕES através do telefone 243321150 (14-20h, dias úteis) ou na sede no mesmo horário.

 

 

top

 

¬ Setembro

Verão Saudável

Apresentação do livro “Pela Sua Saúde” e Workshop

16 Setembro | 18h00/21h00 | CCS

O Círculo Cultural Scalabitano promove um workshop “Verão saudável: os legumes e as frutas na desintoxicação, emagrecimento e rejuvenescimento”, no próximo dia 16 de Setembro, com início às 18h, que incluiu a apresentação do livro “PELA SUA SAÚDE”, um guia com alimentos crus para rejuvenescer e emagrecer, de Isabel Costa, diplomada em Naturologia pela Escola Superior de Biologia e Saúde, por Luísa Barbosa, seguida então por um Workshop prático “Verão Saudável:”, orientado pela autora da obra, tendo os participantes o privilégio de poder saborear o jantar elaborado.
Saiba mais aqui sobre este evento lendo a Nota de Imprensa.
Abertas Inscrições.
INFORMAÇÕES através do telefone 243321150 (14-20h, dias úteis) ou na sede no mesmo horário.
Isabel Maria de Magalhães Pereira Gomes da Costa
Nasceu em 1963, natural do Porto. Aos 19 anos tornou-se missionária de um movimento ecuménico internacional e cuja experiência viveu durante 14 anos em vários países do Ocidente e do Oriente.
Nomeada Embaixadora da Paz pela Federação das Mulheres para a Paz Mundial em Espanha em 2011.
Formou-se em Naturologia na Escola Superior de Biologia e Saúde (1998-2002). Dá consultas na área de aconselhamento alimentar, palestras, workshops e aulas de culinária vegetariana, crudívora e sem glúten desde 2005 em escolas públicas, centros de terapias e clinicas. Colaboradora habitual da revista Zen Energy e do Portal Sapo Mulher e Sapo Astral.
Autora do primeiro livro escrito e editado em Portugal sobre alimentação crudívora “Pela Sua Saúde – um guia com alimentos crus para rejuvenescer e emagrecer” no ano de 2012 pela Editora Ariana e do livro “Era Uma Vez Um Hambúrguer!” com receitas sem glúten, sem lactose e sem açúcar.
Organizadora do Congresso Multidisciplinar sobre Alimentação Saudável em parceria com a COMMEDIDA (IPSS de distúrbios alimentares).

top

 

¬ Julho

Ballet

Apresentação

01 Julho | 4.ª Feira | 22h00 | Largo do Seminário

Na próxima 4.ª feira dia 1 de Julho pelas 22h00 O Ballet da Academia de Dança e Expressão Corporal do CCS fará a sua habitual apresentação de encerramento do ano lectivo.
Esta apresentação contará com a presença das várias classes de Ballet e Modern Dance, desde as mais jovens, passando pelos níveis Vocacionais, até à de adultos, com novas coreografias de Encarnação Noronha.
INFORMAÇÕES através do telefone 243321150 (14-20h, dias úteis) ou na sede no mesmo horário.

Desporto em Férias no CCS

Jovens entre 12 e 17 anos

29 Junho a 10 Julho | Campos de jogos da Escola Mem Ramires e no Círculo Cultural Scalabitano

O Círculo Cultural Scalabitano, em parceria com o jovem monitor Xavier Gonçalves Fernandes, promove este verão um programa de ocupação de tempos livres “Desporto em Férias no Círculo Cultural”, destinado a jovens entre 12 e 17 anos, a realizar nos campos de jogos da Escola Mem Ramires e no Círculo Cultural, durante dez dias úteis, ou seja, de dia 29 de junho a 10 de julho.
Os dias serão ocupados com vários desportos de acordo com o cronograma apresentado: de manhã, entre as 9h e as 13h, na Escola Mem Ramires os jovens, sob a orientação de Xavier praticarão desportos como o futsal, o basquetebol, o futebol e, à tarde, entre as 14.30h e as 16.30h, dentro de portas, resguardados do sol, os jovens poderão experimentar vários jogos de tabuleiro, entre eles o xadrês, as damas, entre outros. É de salientar que a participação neste programa é gratuita e que está sujeita a inscrição até ao limite de 15 inscrições, pelo que as inscrições serão consideradas por ordem de chegada.
Saiba mais aqui sobre este evento.
INFORMAÇÕES através do telefone 243321150 (14-20h, dias úteis) ou na sede no mesmo horário.

top

 

¬ Junho

IV Encontro de Coros

Infanto-Juvenis

28 Junho | 16h00 | Mosteiro de S.Francisco

Os Coros do Círculo Cultural Scalabitano promovem no dia 28 de Junho pelas 16h00 no COnvento de S.Francisco o IV Encontro de Coros Infanto-Juvenis. INFORMAÇÕES através do telefone 243321150 (14-20h, dias úteis) ou na sede no mesmo horário.

 

 

 

 

Arraial

Santos Populares

26 Junho | 18h00 | CCS

O Círculo Cultural Scalabitano promove no dia 26 de Junho pelas 18h00 um arraial com música, quermesse, sardinha assada, caldo verde e muita animação.
Junte-se a nós mantenha a tradição.
INFORMAÇÕES através do telefone 243321150 (14-20h, dias úteis) ou na sede no mesmo horário.

 

 

Canoagem

e Iniciação ao Rappel

14 Junho | 9h30 | Valada

O Círculo Cultural Scalabitano promove nos dia 14 de Junho uma actividade de Canoagem com iniciação ao Rappel.
Este evento tem um grau de dificuldade Médio.
Grátis para criançlas até 10 anos que partilhem canoa com 2 pessoas.
Inscrições até 05 de Junho
Faça aqui a sua INSCRIÇÃO ONLINE
Recomendamos: roupa adequada, chapéu, protector solar e água.
9h30 ENCONTRO EM VALADA
INFORMAÇÕES através do telefone 243321150 (14-20h, dias úteis) ou na sede no mesmo horário.

top

 

¬ Maio

Passeio de Barco no Tejo

Observação de Aves

24 Maio | 9h30 | CAIS DA ALDEIA DE ESCAROUPIM

O Círculo Cultural Scalabitano promove nos dias 24 de Maio um Passeio de Barco no rio Tejo.
Neste passeio terá lugar a observação de aves e contará com o GUIA ORNITÓLOGO DOMINGOS LEITÃO.
Recomendamos: roupa e calçado prático, chapéu, protector solar e água. Ainda binóculos, càmara fotográfica com teleobjectiva e guia de identificação de aves.
Programa: 9h30 ENCONTRO NO CAIS DA ALDEIA DE ESCAROUPIM (SALVATERRA DE MAGOS)
9h30 - 10h00 INTRODUÇÃO AO PASSEIO
10h00 - 11h00 PASSEIO DE BARCO OBSERVAÇÃO DAS AVES
12h00 FIM DA ATIVIDADE
Inscrições e informações Facebook/mensagem privada.

Picos da Europa

Viagem

9 e 10 Maio

O Círculo Cultural Scalabitano promove nos dias 9 e 10 de Maio uma viagem aos Picos da Europa com o seguinte programa de dois dias e uma noite com pensão completa:
PARTIDA SANTARÉM
PARQUE NACIONAL PICOS DA EUROPA
COVADONGA
CANGAS DE ONIS
POTES
REGRESSO A SANTARÉM
Será uma viagem num autocarro de turismo com guia acompanhante.
As inscrições são limitadas.
INFORMAÇÕES através do telefone 243321150 (14-20h, dias úteis) ou na sede no mesmo horário.

top

 

¬ Abril

Rotunda Círculo Cultural Scalabitano

Inauguração

25 DE ABRIL | 10h00 | junto ao Tribunal

O Círculo Cultural Scalabitano tem o grato prazer e o orgulho de poder comunicar aos sócios e população a concretização de um reconhecimento que vai ser entregue pela Câmara Municipal de Santarém e União de Juntas de Freguesia de Santarém.
Queremos convidar todos os sócios e população que nos apoiam a estar presentes neste importante evento demonstrativo da obra cultural e do prestígio da nossa associação.

top

 

¬ Março

Teatro – “Arsénico e Rendas Velhas“

pelo Veto Teatro Oficina

22 Março | Sexta-Feira | 21h45| M/12

cartaz Num Chalé antigo, junto ao cemitério de Brooklyn, habitam as duas irmãs Betty e Martha Franklin. Octogenárias, manifestam permanentemente simpatia pelos idosos e desprotegidos da vida. Tudo o que fazem é por caridade: seja ajudar os enfermos com uma sopa, as crianças necessitadas com brinquedos ou os velhos solitários e sem família com uma morte descansada e um enterro digno. Uma obra entre a farsa e a comédia negra. Uma história policial que faz rir. A disfuncionalidade da família Franklin revelada no registo de humor negro sublinha a parte louca da nossa sociedade. Tal como o poder, as manas franklin, tudo o que fazem é por bem, mesmo quando envenenam os velhinhos que lhe aparecem lá em casa à procura de auxílio.
Local: Teatro Taborda - Círculo Cultural Scalabitano.
INFORMAÇÕES: Círculo Cultural Scalabitano | 243321150 (14-20h, dias úteis) ou na sede no mesmo horário.

OTS em Concerto

Concerto Comemorativo do 69º Aniversário

21 Março | 21h30 | Casa do Campino

cartaz Integrado nas festas da Cidade a Orquestra Típica Scalabitana apresenta-se em concerto no dia 21 de Março pelas 21h30 na Casa do Campino.
À semelhança do Concerto do 68º Aniversário, em que contou com a participação de Carlos Guilherme, este ano terá a participação especial da convidada Rosa Madeira que interpretará temas da OTS e se fará acompanhar dos FadoFuncho, Grupo de Cordofones Tradicionais da Madeira.
Neste concerto será prestado tributo a Nazareth Barbosa e Dilma Melo.
Entradas livres
INFORMAÇÕES: Círculo Cultural Scalabitano | 243321150 (14-20h, dias úteis) ou na sede no mesmo horário.

 

A Tomada de Santarém

Veto Teatro Oficina

Dias 14 às 21h30 | 15 às 16h00 Março | TSB

cartazCerca de dois meses passados sobre ao atentado de Paris ao Charlie Hebdo, A Tomada de Santarém, em 15 de Março de 1147, pelo exército de D. Afonso Henriques é o pretexto do Veto teatro Oficina para esta proposta de reflexão em torno da construção da nacionalidade, mas também da atualidade da sociedade portuguesa, europeia e mundial e particularmente da questão da tolerância, nomeadamente religiosa.
Projeto que procura ir de encontro ao desafio lançado pelo Município de Santarém, com o Proj In.Str, de criação e programação cultural centrada no Centro Histórico da cidade, na sua importância com recurso a diversas formas de abordagem, traz à atualidade a problemática da tolerância / intolerância religiosa, colocando questões, deixando no ar motivos para reflexão e debate.
Naquele tempo, as guerras do resto da europa tinham como motivo, discórdias entre monarcas sobre um senhorio, ou duas dinastias que contendiam acerca de um trono. Na Hispânia, porém, eram duas sociedades e duas religiões que disputavam uma à outra a existência. A perca ou o ganho da mais pequena porção do território era de importância extrema. A guerra era por isso essencialmente local e as batalhas sanguinolentas. A tolerância era conceito lembrado e esquecido, ao sabor de tempos e conveniências e isto é válido tanto para cristãos como para muçulmanos. (da peça)
Teatro [Duração 120’ | Classif. M/12]
Local: Teatro Sá da Bandeira - SANTARÉM
INFORMAÇÕES: Círculo Cultural Scalabitano | 243321150 (14-20h, dias úteis) ou na sede no mesmo horário.

“A Mulher Vestida de Sol”

7 Março | 17h00| Sábado | CCS

Apresentação do livro “A Mulher Vestida de Sol” por Ana Maria Oliveira (escritora e editora) e Luísa Barbosa

Leitura de trechos da obra e de poemas do autor por Maria Teresa de Jesus, Alice Lopes da Silva e Angelina Madeira

cartaz O Círculo Cultural Scalabitano irá ser palco da apresentação do Livro “A Mulher Vestida de Sol” de Alberto Riogrande que decorrerá no próximo dia 7 de março, pelas 17h horas, num evento que pretende comemorar o do Dia da Mulher (8 março). A apresentação estará a cargo estará a cargo de Ana Maria Oliveira (escritora e editora) e Luísa Barbosa e contará com uma animação cultural constituída pela leitura de trechos da obra e poemas alusivos, a cargo de Maria Teresa de Jesus (diretora do CCS), Alice Maria Silva (convidada) e Maria Angelina Madeira (do Veto Teatro Oficina). Nesta obra entrelaçam-se estórias de pessoas comuns que, contudo, em função das vivências que experienciam e das reflexões que protagonizam, se tornam singularmente únicas.
Alberto Riogrande, pseudónimo. Estudou na Universidade de Coimbra. É professor na área das Humanidades. Viajou pela Europa e norte de África. Descendente de agricultores, mantém viva a matriz ancestral e o encantamento deslumbrado pela Mãe-Natureza. Admirador do mundo feminino, é um apicultor apaixonado. Nasceu numa quinta, entre duas montanhas, à beira do Mondego. A par com as palavras incendiadas, o rio, a mãe e a natureza correm pelos seus poemas. Viveu durante longos períodos na Provença, Luxemburgo, norte dos Balcãs e em Paris. Por ser admirador destas vozes, entre muitas outras, gostaria que um texto seu fosse cantado por Mariza, Luz Casal, Maria Bethânia ou KD Lang. Tem cinco irmãos e dois filhos, a mais bela e admirável criação.
Os livros encontrar-se-ão à disposição durante a sessão e o autor está disponível para os autografar.
Local: Círculo Cultural Scalabitano.
INFORMAÇÕES: Círculo Cultural Scalabitano | 243321150 (14-20h, dias úteis) ou na sede no mesmo horário.

top

 

¬ Fevereiro

Teatro – “Arsénico e Rendas Velhas“

pelo Veto Teatro Oficina

13 e 20 Fevereiro | Sextas-Feiras | 21h45| M/12

cartaz “Arsénico e Rendas Velhas” é uma comédia negra sobre duas senhoras de idade que envenenam os seus inquilinos para os livrarem dos males do mundo, isto, enquanto lidam com três sobrinhos desequilibrados.
Georgie pensa ser George W. Bush, Jonathan é um criminoso que, depois de uma operação plástica mal sucedida, parece mais um Frankenstein e Mortimer é um crítico de teatro que descobre o segredo das tias no mesmo dia em que decide casar com a vizinha do lado.
José Ramos encena a comédia de Joseph Kesselring que marca o regresso deste grupo aos palcos.
Local: Teatro Taborda - Círculo Cultural Scalabitano.
INFORMAÇÕES: Círculo Cultural Scalabitano | 243321150 (14-20h, dias úteis) ou na sede no mesmo horário.

CARNAVAL

Recital Disney

17 Fevereiro | Terça-feira | 16h00 | CCS

Pantufa visita as mais belas histórias da Disney com Eduarda Soeiro e the New stars.
Organização: CCS/ Veto Teatro Oficina e Eduarda Soeiro
Local: Círculo Cultural Scalabitano | Teatro Taborda.
INFORMAÇÕES: Círculo Cultural Scalabitano | 243321150 (14-20h, dias úteis) ou na sede no mesmo horário.

7 | Fevereiro | Sábado | 15h30 | TSB

Ballet - Aula Aberta

O Círculo Cultural Scalabitano promove no próximo dia 7 de fevereiro uma aula aberta de ballet. A aula decorrerá no Teatro Sá da Bandeira entre as 15.30 horas e as 18.30 horas e insere-se na estratégia da associação de promover uma atividade artística apaixonante como é o Ballet da sua Academia de Dança e Expressão Corporal, de longe a oferta de formação nesta área com mais créditos firmados na região e com uma longa história que remonta a 1955. INFORMAÇÕES: Círculo Cultural Scalabitano | 243321150 (14-20h, dias úteis) ou na sede no mesmo horário.

top

 

¬ Janeiro

Concerto de Ano Novo

OTS - Orquestra Típica Scalabitana

24 Janeiro | 21h30 | Convento de S.Francisco

cartaz A OTS - Orquestra Típica Scalabitana, realiza no próximo dia 24 de Janeiro pelas 21h30 no Convento de S.Francisco, o seu Concerto de Ano Novo. Concerto que terá como convidado especial o Tenor carlos Guilherme, contando também com a participação especial da Soprano Hélia Castro.
Nesta apresentação a OTS procederá ao lançamento do seu DVD comemorativo do seu 68.º Aniversário.
INFORMAÇÕES e Reserva de Lugares através do telefone 243321150 (14-20h, dias úteis) ou na sede no mesmo horário.

 

 

 

top