Notícias 2016

< Ver 2015 > < Ver 2014 > < Ver 2013 > < Ver 2012 > < Ver 2011 > < 2010 > < 2009 > < 2008 >
< 2007 > < 2006 >

Janeiro | Fevereiro |Março | Abril | Maio | Junho | Julho | Agosto | Setembro | Outubro | Novembro | Dezembro

 

¬ Dezembro

Concerto de Natal

Coro do CCS

16 dezembro | 21h30 | Igreja da Piedade

cartaz O Coro do Círculo Cultural Scalabitano realiza no próximo dia 16 de dezembro pelas 21h30 na Igreja da Piedade, o seu Concerto de Natal sob a direção do Maestro António Matias com a o apoio da Diocese de Santarém.
INFORMAÇÕES através do telefone 243321150 (14-20h, dias úteis)

 

 

Observação de Aves

Reserva Natural do Estuário do Tejo

11 dezembro | 10h00 | EVOA Vila Franca de Xira

cartaz Domingos Leitão Site Externo. em colaboração estreita com o Círculo Cultural Scalabitano, levar-nos-á no dia 11 de dezembro a conhecer a beleza e a paz da natureza e das aves num lugar extraordinário e aqui tão perto de nós. — com Domingos Leitão em EVOA - Espaço de Visitação e Observação de Aves Site Externo..
Programa:
Ficha de Inscrição Online
10h00 Encontro no estacionamento do EVOA - Vila Franca de Xira
Coordenadas GPS:
Coordenadas do Portão do entrada (Portão do Cardal):
38º 57' 00, 42'' N; 8º 58'18,20'' O
10h30 13h00 Observação de aves nas lagoas do EVOA
13h00 14h30 Pic nic na zona de merendas
14h30 16h00 Observação de aves na Ponta da Erva
16h00 Fim
INFORMAÇÕES através do telefone 243321150 (14-20h, dias úteis)

top

 

¬ Novembro

Fado no Ribatejo

Sarau Anual do CCS

26 nov | 16h00 | CNEMA Auditório

cartaz A Direção do Círculo Cultural Scalabitano tem o grato prazer de convidar V. Ex.ª a, no âmbito das comemorações do 62º Aniversário, assistir ao Sarau Anual “Fado no Ribatejo” a realizar no próximo dia 26 de novembro pelas 16h00 no CNEMA.
Com coordenação de Manuel Coelho tem como base um texto original de Vasco Nogueira, direção de atores de Nuno Domingos e Coreografias de Encarnação Noronha.
Do elenco, com as participações da Orquestra Típica Scalabitana, Veto Teatro Oficina, Coro do CCS e do Ballet da Academia de Dança e Expressão Corporal do CCS, terá como convidados o Jardim de Tango, José Carlos Marona na Guitarra Portuguesa, Gilberto Silva na Viola, Fernado Maia no Baixo e a participação especial de Helena Leonor.
Veja aqui os Horários específicos do SCALABUS de ida e volta para o CNEMA Reservas/bilhetes e inscrições para o Jantar dos Sócios através do telefone 243321150 (14-20h, dias úteis)

VÁ AO SARAU DO CCS "FADO NO RIBATEJO" COM O SCALABUS

cartaz Este evento conta com o patrocínio da Câmara Municipal de Santarém, Juntas de Freguesia da Cidade de Santarém e WShopping, contando ainda, para a sua realização, com o apoio logístico do Rancho Folclórico de Alcanhões, Ribatintas e Rima Maior.
De salientar ainda a parceria estabelecida com a Rodotejo que através da SCALABUS irá proporcionar aos interessados uma linha de transportes específicos de ida e volta para o CNEMA (ver abaixo link para os horários e paragens).
Veja aqui os Horários específicos do SCALABUS de ida e volta para o CNEMA Reservas/bilhetes e inscrições para o Jantar dos Sócios através do telefone 243321150 (14-20h, dias úteis)

Jantar dos Sócios

26 nov | 20h00 | Restaurante Varanda do Parque CNEMA

cartaz Após o Sarau "FADO NO RIBATEJO" terá lugar pelas 20h00 no restaurante “Varanda do Parque”, também no CNEMA, o Jantar Anual dos Sócios durante o qual se procederá à entrega de diplomas aos sócios que perfizeram 50 anos.
Reservas/inscrições para o Jantar dos Sócios através do telefone 243321150 (14-20h, dias úteis)

O fogo o tempo e as cinzas

Carlos Carranca lança livro no CCS

DIA 09 novembro | 21h30 | Teatro Taborda CCS

cartaz O Círculo Cultural Scalabitano será o palco privilegiado por Carlos Carranca para lançar nacionalmente a sua nova obra poética O fogo o tempo e as cinzas, o qual ocorrerá no próximo dia 9 de novembro, data em que celebra o seu 59º aniversário, pelas 21.30h no Teatro Taborda.
O lançamento da sua nova obra poética, no qual envolveu a parceria do Círculo Cultural, prevê um conjunto de actividades que certamente se apresentará como um grandioso evento cultural.
Leia aqui a Nota de Imprensa com toda a informação sobre este lançamento

top

 

¬ Outubro

Temporada de Outono

Veto Teatro Oficina - CCS

Outubro e Novembro

cartaz O Veto Teatro Oficina e o Círculo Cultural Scalabitano promovem Temporada de Outono 2016 que decorrerá ao longo dos meses de Outubro e Novembro.
Esta Temporada tem programadas várias actividades como Recriação Histórica, Conferências, Formação Teatral, Teatro, Dança, Contos, Música, contando para tal com a participação de várias valências do Círculo Cultural Scalabitano bem como diversos convidados.
Veja aqui toda a programação.
INFORMAÇÕES através do telefone 243321150 (14-20h, dias úteis)

Dia Mundial da Música

Concerto de Comemoração - Coro do CCS

1 de Outubro | 21h30 | Igreja do Santíssimo Milagre

cartaz O Dia Mundial da Música foi criado em 1975, pela UNESCO, no sentido de fomentar a reflexão sobre a Música nas sociedades modernas. Trata-se também de uma forma de homenagear músicos, compositores e todos aqueles que apreciam música nas suas formas mais diversas.
Nos últimos anos, o Coro do Círculo Cultural Scalabitano tem construído uma sonoridade eclética, apostando na formação e criação de novos públicos, através da conceção de novos projectos.
Apresenta-se neste concerto com um programa multifacetado capaz de criar um espaço de contacto entre melómanos de todas as faixas etárias, utilizando e valorizando o património edificado histórico enquanto espaço com boas condições para a fruição musical.

top

 

¬ Setembro

Tertúlia Literária

Miguel Torga

DIA 23 Setembro | 20h00

Dep. Atividades de Ar Livre e Lazer do Círculo Cultural Scalabitano

cartaz Tertúlia Literária - O CCS organiza mais uma Tertúlia Literária, escolhendo para o efeito mais um grande nome da literatura portuguesa, Miguel Torga.
Nesta tertúlia temos o privilégio de contar com a presença de Carlos Carranca, licenciado em História, doutorado em Língua e Cultura Portuguesa, poeta, ensaísta, declamador, cantor e animador cultural. Torguiano convicto.
Classif.: M/12]

 

top

 

¬ Junho

Tertúlia Literária

Vida e Obra - Fernando Pessoa

20 Maio | 20h00 | O Quinzena, Santarém Hotel.

cartaz Teresa Rita Lopes (Faro, 1937) é uma escritora (e importante investigadora pessoana) portuguesa.
Licenciada em Filologia Românica, doutorou-se em Paris onde veio a ser professora na Universidade da Sorbonne Nouvelle e onde defendeu a tese de doutoramento intitulada Fernando Pessoa et le drame symboliste – héritage et création (1975)
É Professora Catedrática de Literaturas Comparadas na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, desde 1979.
A sua produção literária vai desde a poesia ao teatro, para além de inúmeros ensaios sobre literatura.
Professora Catedrática de Literaturas Comparadas na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa e uma das principais referência na área dos Estudos Pessoanos e do I Modernismo Português.
Paralelamente à investigação académica, Teresa Rita Lopes é também criadora de poesia, ficção e teatro.
Tem obtido vários prémios, no domínio do conto, da poesia, do teatro e do ensaio, entre os quais:
– ‘Prémio Cidade de Lisboa’ 1988 – poesia;
– ‘Prémio Eça de Queirós’ 1997 – poesia;
– ‘Prémio Pen Club’ 1990 – ensaio;
– ‘Grande Prémio de Ensaio Unicer/Letras e Letras’ em 1989 – ensaio.
Em 1988, ano do centenário do nascimento de Fernando Pessoa, passa a dirigir o IEMo – Instituto de Estudos Sobre o Modernismo (Universidade Nova de Lisboa), que se tem consagrado à salvaguarda, preservação e estudo de espólios de autores modernistas, com particular dedicação ao de Fernando Pessoa.
Faça a sua Inscrição online.

Concerto pela banda La Fontinha

28 Maio | 21.30h

cartaz La Fontinha, uma viagem musical por universos melódicos da música tradicional ibérica, ibero-americana e portuguesa, desde a música de intervenção, fado e tango, interpretados por instrumentos tradicionais e por voz feminina. Com Céu Dias (voz), Mário Rosa (piano), Xavier Pereira (violino) João Pedro Vitorino (viola braguesa) e João carlos Lopes (guitarra acústica)
Bilhetes: 5€
Local: Teatro Taborda, Círculo Cultural Scalabitano
Hora: 21.30h
Organização: Círculo Cultural Scalabitano
Apoios: Comissão 25 de Abril

top

 

¬ Abril

Abril mês do Coro

Calendário

09 | 16.00 horas | Teatro Taborda | CCS

Gala de Aniversário com os Coros infantil, juvenil e adulto e, como convidada, a Tuna da UTIS, sendo homenageada, a título póstumo, a nossa coralista ANA VALE CRUZ.

15 | 21.30 horas | Teatro Taborda | CCS

Forum Mário Viegas - animação musical do evento A REVOLTA DA MARIA DA FONTE - 170 anos depois

16 | 17.30 horas | Igreja da Graça

Encontro de Coros comemorativo do 25 de Abril de 1974, com a participação do Coral Polyphonico João Rodrigues de Deus, de Penela, do Grupo Coral da Camacha, da Ilha da Madeira, do Grupo Coral da Jobra, da Branca, Albergaria -a- Velha e do Coro adulto do CCS.
INFORMAÇÕES através do telefone 243321150 (14-20h, dias úteis)

Comemorações do 25 de Abril

Programação integrada nas Comemorações do 42º aniversário do 25 de Abril.

Download em ficheiro pdf de toda a programação.

Exposição “A Conquista da Democracia em Imagens“, de Paulo Tomé

Dia 1 de Abril | 18h30m | Sala de Leitura Bernardo Santareno

cartaz A Exposição “A Conquista da Democracia em Imagens” é uma exposição documental, da iniciativa do Círculo cultural com o apoio da Câmara Municipal e Biblioteca Municipal de Santarém a partir da coleção particular de Paulo Cândido Tomé, professor de História do Ensino Básico em Ponta Delgada, constituída por documentos históricos originais como postais filatélicos, fotografias, coleção de autocolantes (presentes na Lisboa 94, Capital Europeia da Cultura), cartoons, manchetes, vídeos documentais, exploração de software específico, documentos sonoros que ilustram os momentos históricos vividos na época. Por tudo isto é uma exposição destinada a todos, mas tendo uma preocupação pedagógica destinada também aos mais jovens.
Exposição a decorrer entre dia 1 e 15 de abril
Local: Sala de Leitura Bernardo Santareno
Horário: o da Sala de Leitura
Organização: Círculo Cultural Scalabitano
Apoios: Biblioteca Municipal de Santarém / Câmara Municipal de Santarém

Palavras de Poetas

21 Abril | 21h30 | Teatro Sá da Bandeira

Pelo Veto Teatro Oficina e Banda Get Back revisitando poemas e canções da nossa memória colectiva, desde a implantação da República até à actualidade.
Retroespectiva de factos históricos: o final da Monarquia, a permanente convulsão da 1ª República, o Estado Novo, o 25 de Abril, e a contemporaneidade

Encontro de Coros

25 de Abril | 17h30 | Igreja da Graça

A Igreja de Nossa Senhora da Graça é palco do ENCONTRO DE COROS – tradicional concerto integrado no projeto do Círculo Cultural Scalabitano, “Abril Mês do Coro” tendo como convidados para além da presença dos Coros do CCS (o adulto comemorando o seu 44º aniversário), o Grupo Coral da Camacha (Madeira) e o Grupo Coral da Jobra de Albergaria a Velha.
Organização: Círculo Cultural Scalabitano e Câmara Municipal de Santarém

Concerto de música pela banda “tempoEmodo”

30 de Abril | 21h30m | Teatro Taborda | CCS

cartaz A banda tempoEmodo faz parte da história do rock nacional, originária dos anos oitenta, tendo editado o vinil “Um Mundo a Construir”. Atualmente, o seu reportório é composto por temas originais com música de fusão Jazz/Rock/Instrumental. Interpretam alguns clássicos de Jazz, sem deixarem de homenagear a música popular portuguesa através de arranjos e harmonizações da nossa autoria bem como composições do incontornável Zeca Afonso.
Reserva e compra de Bilhetes
Local: Teatro Taborda, Círculo Cultural Scalabitano
Hora: 21.30h
Organização: Círculo Cultural Scalabitano
Apoios: Comissão 25 de Abril

Dia Mundial da Dança

Academia de Dança e Expressão Corporal do CCS

Semana de 26 a 30 de Abril | CCS

cartaz Para comemorar o Dia Mundial da Dança - 29 de Abril - o Ballet da Academia de Dança e Expressão Corporal do CCS promove uma semana de Aulas Abertas, de 26 a 29 de Abril, para as quais convida os seus sócios, amigos e público a, gratuitamente, assistirem e/ou participarem numa aula à sua escolha.
Considerando as limitações de espaço para ambas as situações agradece a ADEC a inscrição prévia através do Telefone 243 321 150 de 2.ª a 6.ª entre as 14h00 e as 20h00.
Os horários disponíveis, e divididos por vários escalões, são os seguintes:
3.ª feira - > 16h30/21h00
4.ª feira - > 16h30/21h00
5.ª feira - > 16h30/21h00
6.ª feira - > 18h00/21h00
Sábado - > 10h30/12h00
INFORMAÇÕES através do telefone 243321150 (14-20h, dias úteis) ou na sede no mesmo horário.

top

 

¬ Março

70 Aniversário da OTS

Orquestra Típica Scalabitana

19 Março | 21h00 | Claustro da Casa do Campino | Recinto das Festas de S. José

cartaz Integrado nas Festas de S.José a Orquestra Típica Scalabitana apresenta-se em concerto no próximo dia 19 de Março pelas 21h00 na Casa do Campino este ano tendo como convidado Custódio Castelo.
Este concerto assinala os 70 anos da OTS.
INFORMAÇÕES através do telefone 243321150 (14-20h, dias úteis)

 

 

 

top

 

¬ Fevereiro

Círculo Cultural homenageia

Prazeres Marçal

13 Fevereiro | CCS | Teatro Taborda

cartaz Nota de Imprensa
O Círculo Cultural promove uma homenagem sentida e merecida a Prazeres Marçal Lopes, atribuindo-lhe o louvor de “Amiga Ilustre“, numa cerimónia organizada em torno de um espectáculo onde participam as suas secções e academias, tendo a colaboração da soprano Hélia de Castro, que se realizará no próximo dia 13 de fevereiro, no palco do Teatro Taborda, pelas 21.30h.
[ ...]
O Círculo Cultural Scalabitano como instituição onde se congregam as vontades na defesa das artes, da cultura e da música pôs assim de pé um espetáculo grandioso que é uma breve história da vida de Prazeres Marçal Lopes, bem como parte da história de Santarém e das secções por onde passou no Círculo Cultural, e que conta com a prestimosa colaboração e empenho da cantora soprano Hélia de Castro, bem como o generoso contributo de artistas amadores do Veto Teatro Oficina, maestros dos Coros do CCS e da Orquestra Típica e seus respectivos coralistas e executantes, professores de Ballet e jovens aprendizes de bailarinos.
Ficam assim convidados a marcar lugar no Teatro Taborda.
[LB] Texto integral
INFORMAÇÕES através do telefone 243321150 (14-20h, dias úteis)

Tertúlia Literária

Círculo Cultural recebe Daniel Pires

19 Fevereiro | Taberna O Quinzena

cartaz Círculo Cultural recebe Daniel Pires Tertúlia Literária conta com especialista em estudos bocageanos O Círculo Cultural de Santarém (CCS) recebe Daniel Pires especialista em estudos bocageanos, por ocasião da “2ª Tertúlia Literária”, que decorrerá no próximo dia 19 de fevereiro, na Taberna O Quinzena. Este que trará à colação o grande e polémico poeta – Bocage numa conversa sobre “A transgressão em Bocage”.
Daniel Pires, natural de Setúbal, atualmente é presidente do Centro de Estudos Bocageanos da mesma cidade. É doutorado em Cultura Portuguesa pela Universidade de Lisboa e autor de importantes estudos sobre Camilo Pessanha, Wenceslau de Moraes e sobre a imprensa periódica literária em Portugal.
O périplo cultural do autor é vastíssimo: foi colaborador na Universidade de Macau e na Universidade de Cantão. Desenvolveu, igualmente, trabalhos no Brasil, em São Paulo e no Rio de Janeiro.
É, ainda, responsável pela edição das obras completas de Bocage. Autor da Fotobiografia de Camilo Pessanha, do Dicionário da Imprensa Periódica Literária Portuguesa do século XX, do Dicionário da Imprensa de Macau e da obra Bocage a Imagem e o Verbo. Colaborou no Dicionário de História de Portugal e no Dicionário de Fernando Pessoa. Integrou a comissão que dinamizou as comemorações do bicentenário de Bocage, em 2005. Faz palestras sobre Bocage por várias partes do Mundo.
A noite de tertúlia será certamente uma noite agradável de sabedoria e convívio, contando com animação cultural pelo Veto Teatro Oficina.
Os interessados poderão fazer a sua inscrição no Círculo Cultural, através do telefone 243321150 (14-20h), ou através do link que dará automaticamente acesso às informações e ficha de inscrição.
Cique aqui para visualizar a ementa.

Astrologia

A Astrologia: um conhecimento para todos

27 Fevereiro | 16h00 | CCS | Teatro Taborda

cartaz A astrologia é um conhecimento maravilhoso quando usada como técnica de autoconhecimento e desenvolvimento pessoal, permitindo dar resposta às questões mais profundas da nossa existência.
Os participantes são convidados inscrever-se previamente através do facebook e do email, facultando os dados do seu nascimento de forma a que Mónica Teixeira lhes apresente durante a palestra a sua carta astral.
Faça aqui e agora a sua Inscrição clique no link e preencha por favor
INFORMAÇÕES através do telefone 243321150 (14-20h, dias úteis)

 

Homenagem a Maria dos Prazeres Marçal “Ilustre Amiga do CCS”

13 fevereiro de 2016 | CCS

Grande espetáculo no CCS de Homenagem a Maria dos Prazeres Marçal, distinguindo-a como “Ilustre Amiga do CCS”. Ver arquivo 2015

top

 

¬ Janeiro

Concerto de Reis

Coros do CCS

8 Janeiro | Igreja de Santa Maria da Alcáçova

cartaz Os Coros CCS irão realizar no próximo dia 8 de Janeiro, pelas 21h30, o seu primeiro concerto do Ano 2016 na Igreja de Santa Maria da Alcáçova.

 

 

 

 

Sarau Anual do CCS

Chamem os Palhaços: Pantufa & C.ª

16 e 17 Janeiro | Teatro Sá da Bandeira

cartaz O Círculo Cultural Scalabitano apresentará nos dias 16 de janeiro às 21h30 e 17 de Janeiro às 16h00, no Teatro Sá da Bandeira, o seu Sarau Anual
O Sarau será uma homenagem ao actor António Júlio retratando o seu percurso de vida e o seu personagem PANTUFA, nele participando várias valências do CCS.

 

 

 

top