Atelier de Tango Argentino

Workshop de Tango - Foto de Vasco Serranho
Clique para ver maior

 

A 17 de Outubro de 2009 organizou-se o 1º Workshop de Tango Argentino do Círculo Cultural Scalabitano em colaboração com a Academia de Dança, que contou com 30 participantes. Inicialmente este seria um evento único, mas o entusiasmo pela modalidade levou a repensar...

A participação e o entusiasmo no primeiro workshop formou a base para a criação do Atelier de Tango Argentino no Círculo Cultural Scalabitano, o qual teve o seu lançamento oficial por ocasião do Workshop de Tango Argentino do CCS a 28 de Novembro de 2009, iniciando-se as aulas regulares na semana seguinte.

A primeira apresentação pública deste Atelier realizou-se integrada no Sarau de Comemoração do 55º Aniversário do Círculo Cultural Scalabitano, no espectáculo intitulado “Beatriz Costa – Uma Mulher Admirável”.

O Tango Argentino

Nascido nos bairros mais pobres das duas cidades da foz do Rio da Prata (Buenos Aires, na Argentina e Montevideu, no Uruguai), o Tango nasce da fusão dos ritmos e danças africanos, o folclore sul-americano e a sonoridade dos instrumentos europeus, nos finais do Século XIX.

Inicialmente era uma dança de bares de alterne e tavernas, dançado entre homens ou com senhoras de moralidade menos digna. Mesmo assim deu o salto para a Europa e começou a ser dançado nos salões de baile das casas mais aristocratas.

Teve um monento áureo na década de 30, nas orquestras ligeiras e nas vozes emblemáticas de, entre outros, Carlos Gardel.

Com Puglieze nasce o Tango Nuevo, tendo o seu mais alto expoencial em Astor Piazzola, com a sua sonoridade única e forma de tocar o seu bandoneon que ainda hoje é grandemente apreciado.

A dança do Ballet Contemporâneo juntaram-se à sonoridade do Tango Argentino, nascendo assim o Tango Contemporâneo onde as figuras evoluíram para formas de comunicação mais abertas e soltas, mas sempre mantendo o espírito tanguero puro mas actualizado.

Os ritmos evoluíram e as sonoridades mais modernas deixaram-se envolver na musicalidade no Tango, juntando-se ao Bandoneon toda a panóplia digital, nascendo assim o Tango Elecrónico, tendo comop referências o grupo Gotan Project, entre outros.

A 30 de Setembro de 2009 a UNESCO declara o Tango como Património Imaterial da Humanidade, durante a sua convenção em Abu Dabi.

 

top