Veto - Sinopse:

“Bernardo Santareno … Nos Túneis da Liberdade“

Veja as fotos da estreia aqui.

Cartaz

Clique para ver
maior o cartaz
desta peça.
O Veto Teatro Oficina apresenta "Bernardo Santareno … Nos Túneis da Liberdade", narrativa dramática em 2 actos, da autoria de Fernanda Narciso e José Ramos, e, com leves alterações, textos dramáticos e epistolografia de Bernardo Santareno.

Revelando-nos a vida do escritor, amante da bondade do ser humano e da liberdade, o espectáculo, estrutura-se num texto construído a partir de testemunhos de familiares e amigos, suporte em correspondência pessoal e onde os textos dramáticos do autor estão bem presentes.

Pretende-se retractar o início do amor do escritor pelo teatro, ainda na fase de amador, a sua intensa actividade cristã até à formatura em medicina, em Coimbra; as suas apaixonadas, de quem se ouvia: "um amante puro e delicado"; o desencanto com uma certa Igreja; a actividade como o maior dramaturgo português contemporâneo; o envolvimento político e de oposição ao Estado Novo que motivaram perseguição, ostracismo e censura; a verticalidade do homem até ao seu fim que, apesar das permanentes dificuldades materiais, encontra arauto na personagem do Padre Martinho: "Sou novo. Sinto-me livre. Estou preparado para a luta."

Sobre Bernardo Santareno, escreveu António Pedro, no Diário de Noticias, em 1957: "Acontece, como me aconteceu, pegar sem fé num volume de peças de teatro de um autor desconhecido e descobrir, com deslumbramento, um grande dramaturgo, com certeza o maior dramaturgo português, com certeza um dos casos mais sensacionais da dramaturgia contemporânea, depois de Lorca."

Curiosamente, na sua encenação de "A Promessa", entrou uma grande actriz recentemente desaparecida que se estreou no nosso Teatro Taborda: Alda Rodrigues.

Daí que nesta produção, homenageando Bernardo Santareno, o Veto Teatro Oficina e o Circulo Cultural Scalabitano, assinalam simultaneamente um dos seus maiores nomes de todos os tempos, o desta grande actriz portuguesa.

Ficha Técnica

Links:

Apoios:

  • Câmara Municipal de Santarém
  • Governo Civil do Distrito de Santarém
  • Ministério da Agricultura do Desenvolvimento Rural e das Pescas
  • Pent&Arte - Instituto de Beleza

Patrocínios:

Agradecimentos:

  • Dr. Martinho da Silva
  • João Gomes Moreira
  • Pedro Salvador
  • Manuel Limpinho Águeda
  • Casa Museu do Pescador
  • Grupo Cénico da Música
  • Nova - Pernes
Ficha Técnica
   
Autores Fernanda Narciso e José Ramos e, com leves alterações, textos originais de Bernardo Santareno
Encenação/Direcção de Actores José Ramos e Nuno Domingos
Cenografia Pedro Marcos, José Ramos e Nuno Domingos
Cenografia Digital Luís Girão
Coreografias Vítor Murta
Desenho de Luzes Helder Santos
Desenho de Som José Ramos
Execução Musical João Pedro Camilo e Tiago Godinho
Máscaras Fernanda Narciso
Concepção Gráfica Paulo Raimundo
Direcção de Cena Luís Maunel Coelho
Sonoplastia Francisco Cercas
Operador de Vídeo Nuno Salvador
Operador de Luz Helder Santos
Contra Regra Helena Carreiras e Sandra Duarte
Mestra de Guarda Roupa Angelina Madeira
Mestre de Costura Rosa Modesto
Execução Cenográfica Francisco Cercas
Produção Círculo Cultural Scalabitano
Produção Executiva Veto Teatro Oficina
Participação Especial Encarnação Noronha (Bailarina)

 

Interpretação
Elenco
Ana Gargaté, Angelina Madeira, António Júlio, Bruno Alves, Carlos Gabriel, Diana Domingos, David Gomes, Eliseu Raimundo, Filomena Caetano, Filomena Pereira, Francisco Selqueira, Helena Carreiras, Leónia Santos, Luís Coelho, Luís Filipe Coelho, Maria José Couto, Mário Marcos, Marisa Gregório, Marta Gomes, Nuno Domingos, Orlanda Ramos, Pedro Marcos, Sandra Duarte, Sandra Pinheiro, São Marecos, Sara Gabriel, Susana Alves, Tânia Santos
Elenco Infantil
Carolina Chora, Tiago Salvador

 

top